Narrativas de formação

visão de formadoras sobre práticas de ensino no curso de pedagogia

Autores

  • Leticia Oliveira Souza UFRJ
  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Professor Formador de Professores, Curso de Pedagogia, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Pesquisa Narrativa

Resumo

O artigo traz à cena narrativas de professoras formadoras que atuam no contexto de um curso de Pedagogia de uma instituição pública federal, com objetivo de analisar os sentidos de professor formador na visão de docentes que trabalham com as práticas de ensino e os estágios supervisionados. Metodologicamente, se orienta pela pesquisa narrativa por meio de entrevistas com cinco professoras. Sustenta-se teoricamente nas ideias de André et. al. (2010), Marcelo Garcia (2017), Rodrigues (2009) e Roldão (2007; 2014). Constatou-se que a responsabilidade formativa, a formação profissional e o contexto da disciplina marcam as narrativas das professoras formadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Oliveira Souza, UFRJ

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5078-0362. 

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica. Professora Associada da Faculdade de Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5581-427X. E-mail: giselicruz@ufrj.br.

Referências

ANDRÉ, Marli et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. 2010.

ANDRÉ, Marli; Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. A profissionalidade do professor formador das licenciaturas. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 22, n. 2, p. 204-219, maio/ago., 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

CANDAU, Vera. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, Vera; CRUZ, Giseli B. da; FERNANDES, Claudia. Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Vozes, p. 33-47, 2020.

CRUZ, Giseli Barreto da; CAMPELO, T. da S. O professor formador e o ensino de didática no curso de geografia: a perspectiva dos alunos. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 16, n. 50, p 851-870, out./dez. 2016.

CRUZ, Giseli Barreto da; MAGALHÃES, Priscila Andrade. O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciando de educação artística. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol. 43, pp. 483-498.

CRUZ, Giseli Barreto da; BATALHA, Cecília Silvano. A Didática e a docência no contexto do curso de licenciatura em Dança. Educação Unisinos. São Leopoldo/RS. 2018, v.22, n.4, p.288-297.

CRUZ, Giseli Barreto da; BATALHA, Cecília Silvano; CASTRO, Pedro H. Z. C. de; MARCEL, Jules. Didática na formação inicial de professores: concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP). IFSP, Itapetininga, v.3, n.1, p. 3-17, jan a mar de 2018.

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições, Campinas , v. 30, e20160106, 2019.

FORMOSINHO, João (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2009.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

LIMA, Emília Freiras; CORSI, Adriana Maria; MARIANO, André Luiz Sena; MONTEIRO, Hilda Maria; PIZZO, Silvia Vilhena; ROCHA, Gisele Antunes; SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & linguagem, ano 10, nº 15, 138-160, jan.-jun. 2007.

MARCEL, Jules; CRUZ, Giseli Barreto da. A didática de professores referenciais e sua contribuição para a formação docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 56-82, jan./abr. 2014.

MARCELO GARCIA, Carlos. Políticas de inserción a la docencia: del eslabón perdido al puente para el desarrollo profesional docente. Bogotá, jueves 23 de noviembre de 2006.

MARCELO GARCIA, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en latinoamérica. Cadernos de pesquisa, v.47, n.166, p.1224-1249, out./dez., 2017.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum, acesso em: 20/04/2020.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa v.47 n.166 p.1106-1133, out./dez. 2017.

RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; LÜDKE, Menga. Anatomia e fisiologia de um estágio. Rio de Janeiro, 2009. 140p. Dissertação de mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V.12, n.34, jan/abr 2007. p. 94-103.

ROLDÃO, Maria do Céu; ALARCÃO, Isabel. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano. Form. Doc., belo horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.

UFRJ. Projeto Pedagógico de Curso - PPC: Curso de Licenciatura em Pedagogia. Aprovado em 2007. Versão atualizada, 2015.

UFRJ. Consuni aprova Complexo de Formação de Professores, COORDCOM/UFRJ, 21/12/2018. Disponível em: https://ufrj.br/noticia/2018/12/21/consuni-aprova-complexo-de-formacao-de-professores. Acesso em: junho de 2019.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

SOUZA, L. O.; CRUZ, G. B. da. Narrativas de formação: visão de formadoras sobre práticas de ensino no curso de pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022008, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/656. Acesso em: 30 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)