Didática na formação inicial de professores

concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Cecília Silvano Batalha
  • Jules Marcel
  • Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro

Palavras-chave:

Didática. Formação de professores. Pedagogia. Educação Física. História.

Resumo

O estudo buscou investigar as contribuições dos saberes profissionais docentes, no que se refere ao que
faz o professor formador, em Didática, para contribuir para o aprendizado da docência. Para a obtenção dos dados,
foi aplicado um questionário e realizado grupos de discussão. Este artigo se dedica estritamente às análises dos
dados obtidos com a realização do grupo de discussão, que contou com a presença de alunos dos cursos de
Educação Física (EDF), História (HIS) e Pedagogia (PED), cujo objetivo expressa-se em analisar os
conhecimentos sobre a docência, construídos através do estudo de Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro, coordenadora do GEPED. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Cecília Silvano Batalha

Doutoranda em Educação pela UFRJ, pesquisadora do GEPED.

Jules Marcel

Mestre em Educação pela UFRJ

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro

Doutorando em Educação pela UFRJ, pesquisadora do GEPED

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan.-abr. 2010.

CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learningin communities. Review of Research in Education, n. 24, 1999, p. 249-305. Traduzido por GEPFPM(FE/UNICAMP).

CRUZ, G. B. da; ANDRÉ, M. E. D. A. O ensino da Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 77-99, 2012.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2010. (Relatório de pesquisa)

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 1998.

LIBÂNEO, J. C. O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008 [p. 234-251].

LUDKE, M.; BOING, L A. Do trabalho à formação de professores. Cad. Pesqui. 2012, vol.42, n.146, pp. 428-451.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004.

ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34, 2007. [p. 94-181]

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching Educational, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform (1987) In: SHULMAN, L. (org). The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco, Jossey-Bass, 2004.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

CRUZ, G. B. da; BATALHA, C. S.; MARCEL, J.; CASTRO, P. H. Z. C. de. Didática na formação inicial de professores: concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 3–17, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/675. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)