Didática na formação inicial de professores
concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes
Palavras-chave:
Didática. Formação de professores. Pedagogia. Educação Física. História.Resumo
O estudo buscou investigar as contribuições dos saberes profissionais docentes, no que se refere ao que
faz o professor formador, em Didática, para contribuir para o aprendizado da docência. Para a obtenção dos dados,
foi aplicado um questionário e realizado grupos de discussão. Este artigo se dedica estritamente às análises dos
dados obtidos com a realização do grupo de discussão, que contou com a presença de alunos dos cursos de
Educação Física (EDF), História (HIS) e Pedagogia (PED), cujo objetivo expressa-se em analisar os
conhecimentos sobre a docência, construídos através do estudo de Didática.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan.-abr. 2010.
CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learningin communities. Review of Research in Education, n. 24, 1999, p. 249-305. Traduzido por GEPFPM(FE/UNICAMP).
CRUZ, G. B. da; ANDRÉ, M. E. D. A. O ensino da Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 77-99, 2012.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2010. (Relatório de pesquisa)
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 1998.
LIBÂNEO, J. C. O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008 [p. 234-251].
LUDKE, M.; BOING, L A. Do trabalho à formação de professores. Cad. Pesqui. 2012, vol.42, n.146, pp. 428-451.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004.
ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34, 2007. [p. 94-181]
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching Educational, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform (1987) In: SHULMAN, L. (org). The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco, Jossey-Bass, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.