Profesores de ciencias y la enseñanza de física en la educación secundária

una investigación narrativa

Autores/as

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Enseñanza de Física. Enseñanza de Ciencias. Formación docente. Investigación Narrativa. Profesores de Ciencias.

Resumen

El objetivo de este texto es discutir los resultados de una investigación sobre las dificultades en la enseñanza de Física en la Educación Secundária. Para ello, se realizó una investigación narrativa con profesores de Ciencias de una escuela pública de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Los datos de la encuesta fueron recolectados a través de entrevistas, memorias y documentos. Los resultados mostraron que las principales dificultades de los profesores en la enseñanza de Física están relacionadas a la falta de dominio de contenidos y de la metodología de enseñanza de la Física y de las Matemáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor de Física no curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos-PI).

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8239-9240

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia, Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri. Atualmente é Professora de Biologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9071-9585

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4303-1088

Citas

BASTOS, F.; NARDI, R. Debates recentes sobre formação de professores: considerações sobre contribuições da pesquisa acadêmica. In: BASTOS, F.; NARDI, R. (Orgs.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras Editora, 2008, p. 13-32.

BORGES, M. L. Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.3, p. 147-162, 2016. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/434/342>. Acesso em: 03 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, ensino de quinta a oitava séries. Brasília: 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2019.

______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.301/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 dez. 2001. Seção 1, p. 25. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>. Acesso em 23 mar. 2019.

______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. 472 p. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf >. Acesso em: 23 mar. 2019.

CARVALHO, A. M. P. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

______.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, R. G. G. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educación, n.39/2, 2006. Disponível em:< http://www.rieoei.org/deloslectores/1434GilGomes.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

CHIMIESKI, T. G.; QUADRADO, R. P. Analisando narrativas sobre a utilização do livro “Os 15 anos de Mariana” em uma escola municipal do Rio Grande, RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 77-93, 2019. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8784>. Acesso em: 03 mai. 2019.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. Ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Venezuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de Ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambu. Anais... Caxambu, 2000. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/0812t.PDF>. Acesso em: 03 mai. 2019.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, A. J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ETKINA, E. Pedagogical contente knowledge and preparation of high school physics teachers. In: MELTZER, D. E.; SHAFFER, P. S. Teacher education in Physics: research, curriculum and practice. USA: American Physical Society, PhysTEC, 2011, p. 103-128. Disponível em:< https://www.aps.org/programs/education/undergrad/faculty/upload/PhysTECeBook201201.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, n.5, p. 28-49, 1992.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/12.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Unijuí, 2013.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2.ed. Trad. Maria A. Caseiro e Manuel F. Ferreira. Portugal: Porto Editora, 2013, p. 31-62.

MAGALHÃES, J. E. P. Saberes docentes sob a lente do materialismo histórico dialético: revisão crítica de fundamentos teóricos-metodológicos da epistemologia da prática a partir de um estudo comparativo. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 109-136, 2016. Disponível em: < https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/309/356>. Acesso em: 03 mai. 2019.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; PIETROCOLA, M. Análise de propostas para a formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 2, p. 31-58, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38098/29073>. Acesso em: 03 mai. 2019.

MARQUES, N. L. R.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Formação e prática docente: uma pesquisa sobre dificuldades e atitudes de professores de Ciências do nível fundamental no ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2014, Maresias, SP. Anais... Maresias, 2014. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xv/sys/resumos/T0090-1.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

MCDERMOTT, L. C. A perspective on teacher preparation in physics and other sciences: the need of special science courses for teachers. In: MELTZER, D. E.; SHAFFER, P. S. Teacher education in Physics: research, curriculum and practice. USA: American Physical Society, PhysTEC, 2011, p. 138-146. Disponível em: <https://www.aps.org/programs/education/undergrad/faculty/upload/PhysTECeBook201201.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

MELO, M. G. A.; CAMPOS, J. S.; ALMEIDA, W. S. Dificuldades enfrentadas por professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, p. 241-251, 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780>. Acesso em: 03 mai. 2019.

MIZUKAMI, N. G. M. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NARDI, R.; CASTIBLANCO, O. Didática da física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

OLIVEIRA, L. C. V. Cultura escolar: revisando conceitos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.19, n.2, 2003. Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/rbpae /article/ viewFile/25445/14788>. Acesso em: 03 mai. 2019.

PAGANOTTI, A.; DICKMAN, A. G. Caracterizando o professor de Ciências: quem ensina tópicos de Física no Ensino Fundamental? In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Campinas, SP. Atas... Campinas, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0793-2.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2019.

PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.19, n.1, p.89-109, 2002. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/9297/8588>. Acesso em: 03 mai. 2019.

______. A matemática como linguagem estruturante do pensamento físico. In: CARVALHO, A. M. P. (Coord.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 79-106.

PINHEIRO, T. F., PIETROCOLA, M.; ALVES FILHO, J. P. Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da matemática no conhecimento científico. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: EdUFSC, 2001, p. 33-52.

RAIO, C. B. Saberes docente para o ensino de ciências e biologia. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.4, p. 100-112, 2017. Disponível em: < https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/792/773>. Acesso em: 03 mai. 2019.

RIBEIRO, P. R. C.; ÁVILA, D. A. Sujeitos, histórias, experiências, trajetórias...a narrativa como metodologia na pesquisa educacional. In: SILVA, G. R.; HENNING, P. C. (Org.). Cadernos Pedagógicos, Pesquisas em Educação: experimentando outros modos investigativos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013, p. 69-78.

ROSA, L. S. Os desafios da formação de professores de Ciências para o Ensino Fundamental. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul. Disponível em: < https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010684.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

SATO, L.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Investigação das dificuldades dos professores de Ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação. Educere: Revista da Educação, v. 6, n. 1, p. 35-47, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/viewFile/157/131>. Acesso em: 21 abr. 2019.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. (Org.) Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora Unesp, 1996, p. 145-155. (Coleção Seminários e Debates, 2).

______. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, 2009, p. 143-155. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2019.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, F. C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n.28, p. 201-216, 2006, Editora UFPR. Disponível em:< http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/download/7620/5433>. Acesso em: 03 mai. 2019.

SILVA, R. C.; COPPETE, M. C.; SILVA, A.; LIMA, R. P.; SILVA, J. S. A.; MACHADO, S. S. L. Um higrômetro de vagem e a Física no Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 2, p. 242-252, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6624/6122>. Acesso em: 03 mai. 2019.

SILVA, A. L. S.; SANTOS, S. M. Um curso de Física para professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Cadernos da Pedagogia, v. 10, n. 20, p. 43-50, 2017. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/992/343>. Acesso em: 03 mai. 2019.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 20-41, 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p20/36142>. Acesso em: 03 mai. 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

2019-09-25

Cómo citar

SILVA, A. L. dos S.; LOPES, S. G.; TAKAHASHI, E. K. Profesores de ciencias y la enseñanza de física en la educación secundária: una investigación narrativa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 125–144, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/151. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos