Profesores de ciencias y la enseñanza de física en la educación secundária

una investigación narrativa

Autores/as

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Enseñanza de Física. Enseñanza de Ciencias. Formación docente. Investigación Narrativa. Profesores de Ciencias.

Resumen

El objetivo de este texto es discutir los resultados de una investigación sobre las dificultades en la enseñanza de Física en la Educación Secundária. Para ello, se realizó una investigación narrativa con profesores de Ciencias de una escuela pública de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Los datos de la encuesta fueron recolectados a través de entrevistas, memorias y documentos. Los resultados mostraron que las principales dificultades de los profesores en la enseñanza de Física están relacionadas a la falta de dominio de contenidos y de la metodología de enseñanza de la Física y de las Matemáticas.

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Biografía del autor/a

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor de Física no curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos-PI).

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8239-9240

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia, Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri. Atualmente é Professora de Biologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9071-9585

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4303-1088

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Publicado

2019-09-25

Cómo citar

SILVA, A. L. dos S.; LOPES, S. G.; TAKAHASHI, E. K. Profesores de ciencias y la enseñanza de física en la educación secundária: una investigación narrativa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 125–144, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/151. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos