Formación de profesores dentro de un movimiento internacional de educadores

La pedagogía freinet en acción

Autores/as

  • Lucianna Magri UNICAMP
  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros Unicamp
  • Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo Unicamp

Palabras clave:

Movimiento docente. Formación de profesores. Pedagogía Freinet. Uso de nuevas tecnologías

Resumen

El propósito de este artículo es presentar cómo el profesor de francês Célestin Freinet inició un movimiento internacional de profesores presente en más de cincuenta y siete países durante más de noventa años. Presentamos un breve relato de la vida y de la obra de Freinet y cómo su propuesta pedagógica llegó a Brasil en la década de 1970. Actualmente, REPEF (Red de Educadores e Investigadores de Educación Freinet) organiza encuentros presenciales y virtuales entre sus miembros para discutir juntos sus formaciones profesionales, así como posicionarse ante los problemas que enfrenta la escuela y la sociedade de modo general.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Unicamp

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva (UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutorado em Educação - UNESP/ Marília. Suas pesquisas tem como foco de análise a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade e a formação de professores alicerçadas pela teoria histórico-cultural de Vygotsky e do educador Celestin B. Freinet. Foi integrante (2004-2007) e pesquisadora do grupo de pesquisa Leitura e Ensino UENP/FAFIJA (Cnpq). É membro dos grupos de pesquisa: Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural (UNESP - Marília), Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), Tem experiencia nas áreas: anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Filosofia para crianças. No Ensino superior atua nos campos da Psicologia, Formação Docente, Currículo, Cultura escolar e sua organização, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ( a importância do brincar, brinquedoteca, a questão da alfabetização, ensino e aprendizagem, Técnicas Freinet entre outros). Foi colaboradora na formação de professores da rede municipal da cidade de Assis e idealizadora do Projeto Brinquedoteca e formação de professores e coordenadora de curso - UNIFIO - Ourinhos. Atualmente é colaboradora na formação de professores municipais e professora substituta do Instituto Federal - Campus de Presidente Epitácio.

Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo, Unicamp

Doutoranda em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais, pelo grupo LOED, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Mestre em educação na área de Psicologia Educacional (2015) pela Unicamp. Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil (2009) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Graduada em Pedagogia (2004) também pela Unicamp. Atualmente atua como professora-alfabetizadora na EMEF Edson Luis Lima Souto, da rede Municipal de Campinas. Coordena o grupo de trabalho sobre Pedagogia Freinet nesta mesma escola. Atua como professora convidada nos cursos de Pós graduação em Educação na FACP (Faculdade de Paulínia). É membro da REPEF - Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet, filiada à FIMEM - Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna. É também integrante da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização. Como pesquisadora, interessa-se pelos estudos que envolvem os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, numa perspectiva histórico-cultural, pelo trabalho sobre formação de professores e por práticas pedagógicas pautadas no referencial freinetiano.

Citas

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional – vol. 13. Brasília: Liberlivros, 2005.

BOAVENTURA, S. S Meneses, M.P. Epistemologias do Sul. Coimbra. Almeidina, 2009.

CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura, século XI-XVIII. Trad. Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

ELIAS, Marisa Del Cioppo (Org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.

FERNANDES, A. A.; VARANI, A. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 1, p. 50-66, jan./jun.2017

FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor (a) – Tateios e reflexões da prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

FERREIRA, Gláucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano da escola como formação continuada. Dissertação de mestrado. Unicamp, FE. Campinas: 2004.

FREINET, Célestin. A educação do trabalho. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1976.

FREINET, Elise. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.

MARX, K.; ENGELS, F. "A crítica crítica" na condição de quietude do conhecer ou a "crítica crítica" conforme o senhor Edgar. In: _____ . A sagrada família ou a crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Trad. Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

NIZA, Sérgio. A formação no Movimento da Escola Moderna contextos cooperativos e aprendizagem profissional. Lisboa. [s.d.].

NIZA, S. Contextos cooperativos e aprendizagem profissional: a formação no movimento da escola moderna. In: FORMOSINHO, J. (Ed.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. p. 345-362.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e cópias de Botafogo e Escola de Professores, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Emilie Madeleine Milon. O Movimento Freinet: uma rede autogerida? Redes, 1997.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet – Evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1995.

SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa - Pedagogia Freinet . São Paulo: Scipione, 1996.

Publicado

2021-02-22

Cómo citar

MAGRI, L.; BARROS, F. C. O. M. de .; BUSCARIOLO, A. F. V. T. . Formación de profesores dentro de un movimiento internacional de educadores: La pedagogía freinet en acción. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021009, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/338. Acesso em: 24 nov. 2024.