A aula-passeio como experiência vivida

Freinet no ensino superior

Autores

  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros Faculdades Integradas de Ourinhos
  • Andréia Maria de Souza Vieira Faculdades Integradas de Ourinhos

Palavras-chave:

Prática educativa. Ensino superior. Aula passeio. Freinet.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a relevância das aulas-passeios no Ensino Superior para a formação cultural e acadêmica dos alunosdo curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Baseando-se nos princípios e metodologias da pedagogia de Celestin B. Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos. Nessa perspectiva, os procedimentos metodológicos pautaram-se em pesquisa bibliográfica e de campo, e aulas-passeio realizadas pelosdo curso de Pedagogia a museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidade. Consideramos fundamentais as atividades práticas da Pedagogia Freinet, em especial a aula-passeio, como um instrumento didático que visa à compreensão da relação teoria e prática, a produção do sentido pessoal nas atividades realizadas em sala e a mobilização da quebra de paradigmas na construção de novas formas de pensar e agir.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Faculdades Integradas de Ourinhos

Doutora em Educação (UNESP). Faculdades Integradas de Ourinhos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0837-7510

Andréia Maria de Souza Vieira, Faculdades Integradas de Ourinhos

Mestre em Educação (UNOESTE). Faculdades Integradas de Ourinhos

Referências

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

BARROS, F. C. O. M. de; VIEIRA, A. M. de S. A aula-passeio como experiência vivida: Freinet no ensino superior. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 79–91, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/122. Acesso em: 22 dez. 2024.