A aula-passeio como experiência vivida
Freinet no ensino superior
Palavras-chave:
Prática educativa. Ensino superior. Aula passeio. Freinet.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a relevância das aulas-passeios no Ensino Superior para a formação cultural e acadêmica dos alunosdo curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Baseando-se nos princípios e metodologias da pedagogia de Celestin B. Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos. Nessa perspectiva, os procedimentos metodológicos pautaram-se em pesquisa bibliográfica e de campo, e aulas-passeio realizadas pelosdo curso de Pedagogia a museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidade. Consideramos fundamentais as atividades práticas da Pedagogia Freinet, em especial a aula-passeio, como um instrumento didático que visa à compreensão da relação teoria e prática, a produção do sentido pessoal nas atividades realizadas em sala e a mobilização da quebra de paradigmas na construção de novas formas de pensar e agir.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. F. F. de; PRAXEDES, G. C. A aula passeio da pedagogia de Célestin Freinet como possibilidade de espaço não formal de educação. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.243-250, jan./jun. 2013.
BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. A teoria histórico-cultural e ospressupostosmetodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil. Revista IberoAmericanade Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 1, p.649-668, 2017.
Disponível em:<http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670>. E-ISSN:1982-5587.
ELIAS, M. C. Pedagogia Freinet – Teoria e Prática. Campinas: Papirus, 1997.
FAZENDA, I. C. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro:efetividade ouideologia? São Paulo: Loyola, 1992.
FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Tradução: Silva Letra. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.
__________. Ensaios de Psicologia sensível. São Paulo: Martins Fontes,1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.
IMBERNÓN, F. Pedagogia Freinet: a atualidade das invariantes pedagógicas. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso. 2012.
MELLO, S. A. Infância e Humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, V. 25. n. 1. P. 83-104. Jan/jun 2007.
MENDONÇA, R. Educação ambiental vivencial em Encontros e caminhos; formação de educadores ambientais e coletivos educadores, org. FERRARO Jr.Brasília, MMA, Departamento de educação Ambiental, 2007.
TORNAGHI, A. J. C. IVIüLEC: Multi-Editor Cooperativo para Aprendizagem. Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.