Pedagogia Freinet e alfabetização
a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores
Palavras-chave:
Alfabetização. Pedagogia Freinet. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo apresenta as potencialidades e atualidades da pedagogia Freinet. Resulta de reflexões sobre a prática de professoras que, encontraram em Freinet, inspiração para pensar numa proposta educativa emancipadora. Apresentamos um breve histórico sobre Celèstin Freinet. Relatamos o trabalho de duas professoras alfabetizadoras da rede municipal de Campinas –SP e, por fim, a experiência de trabalho com instrumentos freinetianos com alunos do curso de Pedagogia em uma universidade particular do interior de São Paulo, na disciplina: Teoria e prática da alfabetização. O que une estas experiências é a temática da alfabetização e o trabalho com os instrumentos desta pedagogia
Downloads
Referências
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FREINET, C. A Educação pelo Trabalho. Tradução: Maria E. Galvão G. Pereira. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1998 (edição francesa, 1949)
___________. Técnicas Freinet na Escola Moderna. Editorial Estampa, Portugal, 1964.
___________. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da Escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREINET, Elise. O itinerário de Célestin Freinet: nascimento de uma pedagogia popular. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979.
OLIVEIRA, A.M.M. Célestin Freinet – Raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.