Pedagogia Freinet e alfabetização

a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores

Autores

  • Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo Prefeitura Municipal de Campinas
  • Cinthia Vieria Brum Lima Prefeitura Municipal de Campinas
  • Daniela Dias dos Anjos Universidade São Franscisco

Palavras-chave:

Alfabetização. Pedagogia Freinet. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta as potencialidades e atualidades da pedagogia Freinet. Resulta de reflexões sobre a prática de professoras que, encontraram em Freinet,  inspiração para pensar numa proposta educativa emancipadora. Apresentamos um breve histórico sobre Celèstin Freinet. Relatamos o trabalho de duas professoras alfabetizadoras da rede municipal de Campinas –SP e,  por fim, a  experiência de trabalho com instrumentos freinetianos com alunos do curso de Pedagogia em uma universidade particular do interior de São Paulo, na disciplina: Teoria e prática da alfabetização. O que une estas experiências  é a temática da alfabetização e o trabalho com os instrumentos desta pedagogia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo, Prefeitura Municipal de Campinas

Mestra em Psicologia Educacional. Professora na rede municipal de Campinas.

Cinthia Vieria Brum Lima, Prefeitura Municipal de Campinas

Mestra em Psicologia Educacional. Professora na rede municipal de Campinas.

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Franscisco

Doutora em Psicologia Educacional. Professora da Universidade São Franscisco

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7695-835X

 

Referências

FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FREINET, C. A Educação pelo Trabalho. Tradução: Maria E. Galvão G. Pereira. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1998 (edição francesa, 1949)

___________. Técnicas Freinet na Escola Moderna. Editorial Estampa, Portugal, 1964.

___________. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da Escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FREINET, Elise. O itinerário de Célestin Freinet: nascimento de uma pedagogia popular. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979.

OLIVEIRA, A.M.M. Célestin Freinet – Raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

BUSCARIOLO, A. F. V. T.; LIMA, C. V. B.; ANJOS, D. D. dos. Pedagogia Freinet e alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 117–133, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/124. Acesso em: 25 abr. 2024.