A vivência do ensino investigativo durante a formação inicial e sua influência na prática do docente recém-formado

Autores

  • Thâmara Cardoso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Aline Lopes da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vera de Mattos Machado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Currículo. Ensino Investigativo. Formação de Professores.

Resumo

O Ensino Investigativo como vertente pedagógica tem sido bastante estudada como meio de aprendizagem de Ciências da Natureza. Ao refletir sobre a prática pedagógica investigativa, entendemos que um dos pontos a ser considerado é a formação inicial de professores, momento no qual o novo docente se prepara para sua futura prática. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o currículo da formação inicial e sua relação com a prática educativa de licenciados em Ciências Biológicas de uma instituição pública do Estado do Piauí, Brasil. Utilizamos como recurso teórico-metodológico a Análise do Discurso na perspectiva de Eni Orlandi, para interpretação do currículo do curso e dos questionários realizados com coordenador, docente orientador de Estágio Supervisionado e recém egressos. Obtivemos que o ensino investigativo é uma realidade presente na formação docente em Ciências Biológicas no curso, mas a partir da ação intencional de alguns docentes e não é contemplado no currículo vigente.

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Biografia do Autor

Aline Lopes da Silva , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, Brasil.

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Profa. Doutora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, Brasil

Referências

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

CARDOSO, T.; LOPES DA SILVA , A.; DE MATTOS MACHADO, V. A vivência do ensino investigativo durante a formação inicial e sua influência na prática do docente recém-formado . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1910. Acesso em: 22 nov. 2024.