Interlocução Universidade-escola

a socialização do saber em evidência

Autores

  • Maria Gerlaine Belchior Amaral Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Maria Iorio Dias Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

articulação Universidade – Escola Básica; socialização de saberes; avanços científicos e tecnológicos.

Resumo

O presente artigo busca analisar a articulação da Educação Superior com a Educação Básica. O texto encontra-se dividido em duas partes, que se complementam: a primeira visa demonstrar que as macrodeterminações do capital têm influência direta na política de socialização dos achados da pesquisa desenvolvida pela pós-graduação; a segunda, traz as conclusões referentes às especificidades da política de socialização da produção científica, de um Programa de PósGraduação em Educação da Região Nordeste do Brasil, para com os professores de escola pública. Com os achados dessas análises, infere-se que, apesar dos avanços científicos e tecnológicos alcançados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, a segmentos privilegiados da população.

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Biografia do Autor

Maria Gerlaine Belchior Amaral, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação brasileira, pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Pós-Doutorado em Educação (UnB), professora do PPGE/UFC.

Referências

AMARAL, M. G. B. do. A política de socialização da produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC no período de 1997 a 2011. Fortaleza: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Tese (Doutorado em Educação), 2012.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

AMARAL, M. G. B.; DIAS, A. M. I. Interlocução Universidade-escola: a socialização do saber em evidência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 134–146, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1420. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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