Possibilidades metodológicas de pesquisas a partir das categorias do materialismo histórico e dialético

Autores

  • Francisco Thiago Silva UnB
  • José Damião Trindade Rocha UFT

Palavras-chave:

Materialismo Histórico e Dialético. Pesquisas Educacionais. Método de Pesquisa.

Resumo

O artigo reflete possibilidades metodológicas de pesquisa a partir das categorias do materialismo histórico e dialético no campo das pesquisas educacionais. Além da revisão bibliográfica, trazemos para o diálogo nossas experiências de pesquisas nos cursos de mestrado, doutorado e no estágio pós-doutoral em duas universidades públicas: UnB e UFT que se articulam por meio de rede de pesquisa Rides e seus grupos de pesquisas e pesquisadores/as. Previamente os escritos apontam o quanto não se pode “emoldurar” o Método ou ainda buscar manuais para “encaixar” qualquer pesquisa científica, mas delinear possibilidades – desde que, se busque o aprofundamento teórico nas leis e categorias ontológicas em Marx – formulando uma síntese superadora e revolucionária com as múltiplas determinações e faces da realidade apreendida em suas menores partes, ligada à totalidade, materializada nas categorias derivadas, apreendendo a dialética marxista como uma das abordagens possíveis de interpretação da realidade sócio histórica, e da realidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, UnB

Pós-Doc (UFT). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas (MTC) da Faculdade de Educação da UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currículo (UnB). Credenciado no PPGE e PPGEMP da UnB. Sócio ABdC. Líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Instituição. http://orcid.org/0000-0002-6998-2757. francisco.thiago@unb.br

José Damião Trindade Rocha, UFT

Pós-Doc (UFT). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas (MTC) da Faculdade de Educação da UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currículo (UnB). Credenciado no PPGE e PPGEMP da UnB. Sócio ABdC. Líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Instituição.

 

Referências

AMADEO, Javier. Mapeando o marxismo. In: BORON, Atílio A.; AMADEO, Javier; GONZÁLEZ, Sabrina (Orgs.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO; Expressão Popular, 2006.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1989.

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

FREITAG, Barbara; PINHEIRO, Maria Francisco (Orgs.). Marx morreu: Viva Marx!. Campinas: Papirus, 1993.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Trad. Aulyde S. Rodrigues. São Paulo: Rocco, 1992.

HOBSBAWM, Eric (org.). História do marxismo. O marxismo no tempo de Marx. Vol. 1. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

LUKÁCS, Geörg. Prolegômenos para uma Ontologia do Ser Social. Tradução Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.

LUKÁCS, Geörg. Para uma Ontologia do Ser Social, 1. Tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer, Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUKÁCS, Geörg. Para uma Ontologia do Ser Social, 2. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicolau. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.

MARX, Karl. & Engels, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MARX, Karl. Contribuição para a Crítica da Economia Política. (Trad. Maria Helena Barreiro Alves). São Paulo: Mandacaru, 1989.

MARX, Karl. Prefácio do Capital.1ª Edição: [1867].Centelha - Promoção do Livro, SARL, Coimbra, 1974.

MARX, Karl. Prefácio.In: MARX, Karl. Para a crítica da economia política. Lisboa: Edições Progresso; Moscovo, 1982 [1859].

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORAES, Raquel de Almeida. O método materialista dialético e a consciência. In: CUNHA, Célio da; Sousa, José vieira de; SILVA, Maria Abadia. O método dialético na pesquisa em Educação. Campinas, SP: Autores Associados/ Brasília, DF: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2012.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, Maria Mrly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

ORSO, Paulino José. Pedagogia histórico-crítica: uma teoria pedagógica revolucionária. In: MATOS, Neide da Silveira Duarte de Matos; SOUSA, Joceli de Fátima Arruda Sousa; SILVA, João Carlos da (Org.). Pedagogia histórico-crítica: revolução e formação de professores. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2018.

PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a educação. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.https://www.scielo.br/j/icse/a/RCh4LmpxDzXrLk6wfR4dmSD/?lang=pt

SILVA, Christiane Pimentel e. O método em Marx: a determinação ontológica da realidade social. Revista Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 134, p. 34-51, jan./abr. 2019.

SILVA, Francisco Thiago. Contribuições e diálogos com a teoria crítica para o campo curricular no Brasil. In. SILVA, Francisco Thiago; Caminha, Viviane Machado. Currículo e teoria crítica: resgatando diálogos; Francisco Thiago Silva; Viviane Machado Caminha. Brasília: Editora Kiron, 2021.

SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Revista Educação e Realidade, v. 43, p. 1-31, 2018.

SILVA, Francisco Thiago. O ensino de história no currículo dos cursos de pedagogia das instituições privadas do Distrito Federal: caminhos da integração curricular. 2017. 301 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SILVA, Francisco Thiago. Educação antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal: reflexões curriculares. 2013. 142 f., Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

SILVA, F. T.; TRINDADE ROCHA, J. D. Possibilidades metodológicas de pesquisas a partir das categorias do materialismo histórico e dialético. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023003, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/956. Acesso em: 4 maio. 2024.