Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia

Autores

  • Olinda Evangelista Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jocemara Triches Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

docência., pedagogia, Diretrizes curriculares nacionais

Resumo

Resumo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olinda Evangelista, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora
CNPq. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho – GEPETO.
www.gepeto.ced.ufsc.br.

Jocemara Triches, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho – GEPETO. www.gepeto.ced.ufsc.br.

Referências

ANFOPE et alli. Documento das entidades sobre a Resolução do CNE. ANFOPE, FORUMDIR, ANPAE, ANPEd, CEDES, Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. Brasília, abril de 2005b. Disponível em: www.lite.fae.unicamp.br/anfope. Acesso em: 10.10.2005.

ANFOPE et alli. Considerações das entidades nacionais de educação – ANPEd, CEDES, ANFOPE E FORUMDIR – sobre a proposta de resolução do CNE que institui diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 14 de abril de 2005. 2005a. Mimeo.

ANFOPE et alli. A definição das diretrizes para o curso de Pedagogia. (Documento enviado ao Conselho Nacional de Educação visando a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, em 10.09.2004). 2004. Disponível em:

http://www.anped.org.br/memoria/2004/200904PosicaoDiretrizesCursosPedagogia.doc. Acesso em: 01/05/07.

ANFOPE. Proposta da ANFOPE para a minuta de resolução sobre diretrizes da Pedagogia. Campinas, 2005c. Mimeo.

ANFOPE. I – 1998 – 15 anos de movimento. A trajetória da ANFOPE. 1998. Disponível: http://www.lite.fae.unicamp.br/grupos/formac/docanfope/cap1.html#princ. Acesso em: 09/04/07

BRASIL. Decreto Federal de Regulamentação do art. 3º do Decreto n°. 19851, de 11 de abril de 1931. Decretos Federais e Estaduais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1931.

BRASIL. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/noticia/DOU 30.01.2009

pag 1.pdf. Acesso em: 18.05.2009.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer (versão 18). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Setembro de 2005b. Mimeo.

BRASIL. CFE. Parecer n. 252/69. Documenta, n. 100, p.101-117, 1969.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Projeto de Minuta de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, março de 2005. Brasília: CNE, 2005a.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Parecer CNE/CP n. 5/2005. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Encaminhado para homologação do MEC. 13 de dezembro de 2005. Brasília: CNE, 2005c.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Parecer CNE/CP n 3/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, homologado pelo MEC em 21 de fevereiro de 2006. Brasília: CNE, 2006a.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006b.

BRASIL. Decreto-lei n. 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. 1939.

BRASIL. Lei Federal n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 21/06/2006.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/Leis/L5540.htm. Acesso em: 21/06/2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 17/07/2003.

BRZEZINSKI, Iria. Perplexidades na formação de profissionais de Educação frente à LDB 9.394/96: a (re)significação da formação do pedagogo. In: 20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu/MG, 1997.

CAMPOS, R. F. O cenário da formação de professores no Brasil. In: XII Encontro Nacional da Associação Nacional para a Formação dos Profissionais da Educação, 2004, Brasília. www.lite.fae.unicamp.br/anfope, 2004. p. 1-45.

CONARCFE (Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador). V Encontro Nacional. Documento Final. Belo Horizonte, julho de 1990. Disponível em: http://www.lite.fae.unicamp.br/grupos/formac/comiss%E3o nacionalde reformula%E7%E3.htm. Acesso em: 20/11/06.

DURHAM, Eunice. Fábrica de maus professores. Revista Veja, 26/11/2008. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo404816.shtml.

EVANGELISTA, Olinda. A formação universitária do professor. O Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (1934–1938). Florianópolis: NUP/CED/UFSC/ Editora Cidade Futura, 2002.

EVANGELISTA, Olinda. Curso de pedagogia: propostas em disputa. Exposição realizada no 1º Encontro Catarinense de Estudantes de Pedagogia. Mesa-Redonda com Helena de Freitas (ANFOPE) e Beatriz Luce (CNE). 29.10.2005/UFSC, 2005. Mimeo.

FORUMDIR. Projeto de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Pedagogia. 2005b. Mimeo.

FORUMDIR. Proposta reformulada pelo FORUMDIR, a partir de seu Fórum Nacional realizado em Maceió, sobre a Minuta do Projeto de Resolução do CNE. 2005c. Mimeo.

FORUMDIR. Considerações do FORUMDIR sobre a proposta do Conselho Nacional de Educação de resolução que institui diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. 2005a. Mimeo.

GURGEL, Thais. Ao mesmo tempo, tão perto e tão longe. Revista Nova Escola, nº. 216, 10/2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacaoinicial/ao-mesmo-tempo-tao-perto-tao-longe-423173.shtml. Acesso em: 18.05.2009.

LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C. As diretrizes curriculares da pedagogia – campo epistemológico e exercício profissional do pedagogo. 2005a. Mimeo.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v.27, n.96, out. 2006. p. 843-876.

LIBÂNEO, J. C. Entrevista. Goiânia, 2005b. Mimeo.

LIBÂNEO, J. C. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? 2005c. Mimeo.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação. In: Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 11-58.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MANIFESTO de educadores brasileiros sobre diretrizes curriculares nacionais para os cursos de pedagogia. Setembro de 2005. Disponível em: http://www3.fe.usp.be/manifestocne/manif cne1.asp. Acesso em: 10.10.2005.

OEI. XIII Conferencia Iberoamericana de Educación. Plan de Cooperación. Renovación de ideas y formulación de estrategias tendientes al fortalecimiento de políticas de formación docente. Bolívia, setembro de 2003. Disponível em: www.oei.es. Acesso em: 20.5.2005.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. 2004. Disponível em:

http://www.ced.ufsc.br/nova/Textos/saviani%20pedagogia%202004.pdf. Acesso em: 23.07.2008.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Caderno de Pesquisa. SP: Fundação Carlos Chagas; Autores Associados, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan/abr. 2007.

SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, no. 68, p. 17, dez, 1999.

SHIROMA, Eneida O.; MORAES, Maria C. M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 – (Coleção o que você precisa saber sobre ...)

UNESCO. Primera reunión intergubernamental del proyecto regional de educación para América Latina e Caribe. Proyecto regional de educación para América Latina e Caribe. Cuba, novembro de 2002. Disponível em: www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/prelac proyecto regional educacion esp.pdf. Acesso em: 20.5.2005.

UNESCO-OREALC. Oficina Regional de Educación Para América Latina y el Caribe. Kipus, Red Docente de América Latina y el Caribe. Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Tensiones en la formación docente. Santiago; Colômbia, 2005.

WARDE, M. J. A estrutura universitária e a formação de professores. Perspectiva, ano 11, nº 20, ago./dez. 1993. p. 127-148.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 166–188, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/735. Acesso em: 24 nov. 2024.