O projeto pedagógico e a regulamentação cambiante sobre a formação de professores

estudando uma situação específica

Autores

  • Obertal da Silva Almeida Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)-Campus de Itapetinga
  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié-BA

Palavras-chave:

Ciências Biológicas., Licenciatura., Legislação., Formação de Professores.

Resumo

O trabalho analisa um Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tomando por base algumas regulamentações oficiais sobre formação inicial docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB); DCN 01/2002; DCN 02/2015, Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP da UESB). Na análise, identificamos avanços e dificuldades, considerando os aspectos definidos pela legislação e a necessidade de dar mais identidade aos cursos de licenciatura, como espaços específicos de formação de professores.  

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Biografia do Autor

Obertal da Silva Almeida, Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)-Campus de Itapetinga

Doutorando em Educação e Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina.

Paulo Marcelo Marini Teixeira , Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié-BA

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

DA SILVA ALMEIDA, O.; MARINI TEIXEIRA , P. M. . O projeto pedagógico e a regulamentação cambiante sobre a formação de professores: estudando uma situação específica . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022003, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/635. Acesso em: 20 abr. 2024.