Professores de ciências e o ensino de física no ensino fundamental

uma investigação narrativa

Autores

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino de Ciências. Formação docente. Pesquisa Narrativa. Professores de Ciências.

Resumo

O objetivo desse texto é discutir os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades de professores de Ciências em relação ao ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi feita uma pesquisa narrativa com professores de Ciências de uma escola pública de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas, memoriais e documentos. Os resultados mostraram que as principais dificuldades dos professores quanto ao ensino de Física estão relacionadas à falta de domínio de conteúdos e da metodologia de ensino de Física e da linguagem matemática.

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Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor de Física no curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos-PI).

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8239-9240

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia, Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri. Atualmente é Professora de Biologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9071-9585

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4303-1088

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

SILVA, A. L. dos S.; LOPES, S. G.; TAKAHASHI, E. K. Professores de ciências e o ensino de física no ensino fundamental: uma investigação narrativa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 125–144, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/151. Acesso em: 10 dez. 2024.

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