A formação docente em pedagogia

algumas reflexões em torno de suas possibilidades e desafios

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação do pedagogo. Currículo. Prática docente. Saberes docentes.

Resumo

Este artigo realiza reflexão acerca da formação do pedagogo, com base na experiência do currículo implementado em 2003 na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. O estudo adota como metodologia abordagem qualitativa, onde analisa as intenções expressas em documentos normativos e a visão do estudante sobre a formação, considerando sua trajetória no curso, frente as demandas dos diferentes campos de atuação para os quais forma-se o pedagogo. As reflexões em torno desse estudo proporcionam repensar a licenciatura em Pedagogia na perspectiva de valorização e superação dos desafios da prática docente, vislumbrando formação que favoreça integração entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5924-0488

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

VIEIRA, M. C. A formação docente em pedagogia: algumas reflexões em torno de suas possibilidades e desafios. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 131–148, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/172. Acesso em: 26 abr. 2024.

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