A formação docente em pedagogia

algumas reflexões em torno de suas possibilidades e desafios

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação do pedagogo. Currículo. Prática docente. Saberes docentes.

Resumo

Este artigo realiza reflexão acerca da formação do pedagogo, com base na experiência do currículo implementado em 2003 na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. O estudo adota como metodologia abordagem qualitativa, onde analisa as intenções expressas em documentos normativos e a visão do estudante sobre a formação, considerando sua trajetória no curso, frente as demandas dos diferentes campos de atuação para os quais forma-se o pedagogo. As reflexões em torno desse estudo proporcionam repensar a licenciatura em Pedagogia na perspectiva de valorização e superação dos desafios da prática docente, vislumbrando formação que favoreça integração entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5924-0488

Referências

ALMEIDA,P. C. A de; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

CARVALHO, Adalberto Dias de. Epistemologia das Ciências da Educação. Porto, Portugal: Edições Afrontamento; 2ª edição; 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996: Sobre a Educação Infantil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/ L9394.htm>. Acessado em: 17 de abril, 2012.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB N. 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Grupo Tarefa: Subsídios para a Elaboração de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores. Brasília: MEC/SESU, 1999.

______. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acessado em: 7 de set., 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia – um adeus à pedagogia e aos pedagogos? In: SILVA, A. M. et. al. Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas da inclusão social. XIII ENDIPE. Anais... Recife, 2006.

ORTIZ, Camila Freire de Oliveira. O currículo do curso de Pedagogia da UnB na visão de seus docentes. Dezembro de 2011, 87f. Trabalho de final de curso – Monografia. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília: 2011

PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Cap. 1, p.15 – 61.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÒVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

VIEIRA, M. C. A formação docente em pedagogia: algumas reflexões em torno de suas possibilidades e desafios. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 131–148, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.