A formação de professores em educação ambiental

uma análise do banco de teses e dissertações brasileiras em educação ambiental (BT&D/EA)

Autores

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação de professores, Estado da arte

Resumo

Esta pesquisa pretende apresentar o mapeamento das teses e dissertações relacionados a temática da formação de professores em educação ambiental disponibilizados no banco de teses e dissertações brasileiras em educação ambiental (BT&D/EA). No levantamento de dados, realizado no site do BT&D/EA foram identificados 583 pesquisas que tratam especificamente da temática formação de professores em educação ambiental. As pesquisas foram divididas em seis categorias: trabalho docente, políticas públicas e currículo, formação continuada de professores, formação inicial de professores, concepções de docência, identidade e profissionalização docente, estado da arte. Evidencia-se que a categoria mais investigada nas teses e dissertações defendidas até 2016 foi trabalho docente com 31,39% do total de pesquisas.

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Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP campus Itapetininga

Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga, IFSP – Itapetininga/SP. Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), Brasil. 

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Publicado

2021-05-12

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A. A formação de professores em educação ambiental: uma análise do banco de teses e dissertações brasileiras em educação ambiental (BT&D/EA). Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021014, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/446. Acesso em: 27 abr. 2024.

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