Universidade, escola e comunidade na formação docente

uma nova linha de pesquisa em educação?

Autores

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Universidade. Escola. Comunidade. Formação de Professores. Pesquisa.

Resumo

O presente artigo tem como propósito discutir se o tema “universidade, escola e comunidade na formação docente” (com ênfase na comunidade) abre uma nova linha de pesquisa no campo da Educação. Pretende-se, por meio dessa “nova” temática, compreender como os saberes sobre as comunidades no entorno das escolas e os saberes construídos nessas comunidades contribuem, se é que realmente contribuem, para a formação de futuros professores da educação básica. Investigações acadêmicas concluídas apontam um enorme potencial no desenvolvimento desse assunto no campo da pesquisa sobre formação docente e na prática de formar novos professores.

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Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor (Ph.D) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5401-4788

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. Universidade, escola e comunidade na formação docente: uma nova linha de pesquisa em educação?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022010, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/772. Acesso em: 22 dez. 2024.

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