Tipologia dos produtos e processos educacionais elaborados em um programa stricto sensu para a formação de professores
Palavras-chave:
Educação. Formação de professores. Mestrados Profissionais.Resumo
O estudo objetivou realizar o levantamento e análise dos produtos e processos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática (PROFECEM), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), defendidos nos anos de 2017 a 2022. A questão que norteou a pesquisa foi: Qual a tipologia dos produtos e processos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da UEMS? A coleta de dados foi realizada no banco de dissertações do programa e categorizados por ano, tipologia e área de conhecimento. Ao longo deste período foram elaborados setenta e nove produtos, revelando uma predominância significativa de sequências didáticas nas diversas áreas do programa. Além disso, observou-se uma tendência crescente na diversidade e inovação ao longo do tempo, o que aponta para uma na melhoria da qualidade e da diversidade dos recursos educacionais desenvolvidos e, consequentemente, no processo de formação docente.
Downloads
Referências
BRASIL, CAPES. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica – Área de Ensino, Brasília, 2016.
BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2017.
BRASIL, CAPES. Portaria 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado profissional.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.
FARIAS, M. S F.; MENDONÇA, A. P. Imagem elaborada no Grupo de Trabalho Produto Educacional da Área de Ensino da CAPES. Brasília, 2019.
FREITAS, H. C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade. Campinas/SP: Cortez. V. 28, nº 100- Especial 2007.
GIANOTTO, D. E. P. Os saberes necessários à prática pedagógica do professor de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII - ENPEC), Campinas. Anais. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. 230-2, 2011.
MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/26.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de Ciências e Matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p.66-80, abr. 2009.
RIZZATTI, I.; MENDONÇA, A.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G.; BETEMPS V. da S. M.; CAVALCANTI, R.; OLIVEIRA, R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências. 5. 1. 10.3895/actio. v5 n2. 2020.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.