Tipologia dos produtos e processos educacionais elaborados em um programa stricto sensu para a formação de professores

Autores

  • Suellen Cristine dos Santos Ligeron Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mirian Xavier Universidade Estadual de Mato Grosso do sul

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Mestrados Profissionais.

Resumo

O estudo objetivou realizar o levantamento e análise dos produtos e processos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática (PROFECEM), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), defendidos nos anos de 2017 a 2022. A questão que norteou a pesquisa foi: Qual a tipologia dos produtos e processos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da UEMS? A coleta de dados foi realizada no banco de dissertações do programa e categorizados por ano, tipologia e área de conhecimento. Ao longo deste período foram elaborados setenta e nove produtos, revelando uma predominância significativa de sequências didáticas nas diversas áreas do programa. Além disso, observou-se uma tendência crescente na diversidade e inovação ao longo do tempo, o que aponta para uma na melhoria da qualidade e da diversidade dos recursos educacionais desenvolvidos e, consequentemente, no processo de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Cristine dos Santos Ligeron, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática. Professora da rede básica de ensino. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7252-5282

Mirian Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do sul

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. ORCID:  https://orcid.org/0000- 0002-1096-9849

Referências

BRASIL, CAPES. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica – Área de Ensino, Brasília, 2016.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2017.

BRASIL, CAPES. Portaria 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado profissional.

CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.

FARIAS, M. S F.; MENDONÇA, A. P. Imagem elaborada no Grupo de Trabalho Produto Educacional da Área de Ensino da CAPES. Brasília, 2019.

FREITAS, H. C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade. Campinas/SP: Cortez. V. 28, nº 100- Especial 2007.

GIANOTTO, D. E. P. Os saberes necessários à prática pedagógica do professor de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII - ENPEC), Campinas. Anais. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. 230-2, 2011.

MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/26.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de Ciências e Matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p.66-80, abr. 2009.

RIZZATTI, I.; MENDONÇA, A.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G.; BETEMPS V. da S. M.; CAVALCANTI, R.; OLIVEIRA, R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências. 5. 1. 10.3895/actio. v5 n2. 2020.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

LIGERON, S. C. dos S.; XAVIER, M. Tipologia dos produtos e processos educacionais elaborados em um programa stricto sensu para a formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024012, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1938. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.