Formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental

reflexões sobre a polivalência

Autores

  • Maria Nerice dos Santos Pinheiro Centro Universitário Christus
  • Talita Almeida Rodrigues
  • Ana Larisse do Nascimento Maranhão
  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Formação de professores; Polivalência; Docência; Pedagogia

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a polivalência. Esta expressão, até hoje,caracteriza a profissão de pedagogo, bem como o trabalho por ele desenvolvido.Este estudo possui natureza qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1997; THIOLLET, 2011). Foi produzido através de uma pesquisa teórica, a partir de levantamento bibliográfico (GIL, 2008), considerando autores como: Pimenta (1999; 2017), Libâneo (2005), Saviani (2008; 2012), Kassis (2015), Lima (2007), dentre outros, que auxiliaram na construção do debate aqui proposto. Foi possívelcompreender que polivalência é um conceito que pressupõe uma prática em que o profissional possa se adequar às situações e demandas diversas que se apresentam no cotidiano de trabalho. Esta realidade alerta para a importância de revisões no currículo dos cursos de Pedagogia, a fim de se fortalecer a identidade da docência como profissão e melhor definir as especificidades do magistério na Creche, na Pré-Escola e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Maria Nerice dos Santos Pinheiro, Centro Universitário Christus

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicopedagoga pelo Centro Universitário
Christus (UNICHRISTUS). Pedagoga pela UECE. 

Talita Almeida Rodrigues

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Larisse do Nascimento Maranhão

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicopedagoga pela UVA. Mestre em Educação pela
Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Educação pela UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). 

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

PINHEIRO, M. N. dos S.; RODRIGUES, T. A.; MARANHÃO, A. L. do N.; FIALHO, L. M. F. Formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a polivalência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 401–416, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/405. Acesso em: 8 maio. 2024.