O estudo do meio como estratégia de ensino na educação superior

Autores

  • Thaise Sutil
  • Michel Daros Freitas
  • Beatriz Fernandes de Lima
  • Ricardo Luiz de Bittencourt

Palavras-chave:

Estudo do meio. Pedagogia universitária. Ciências ambientais. Interdisciplinaridade.

Resumo

Os elementos fundamentais elencados no artigo são a educação superior; pedagogia universitária;
interdisciplinaridade; estratégias de ensino superior. Para elucidar o uso desta estratégia utilizou-se uma saída de
campo a fim de possibilitar que os alunos pudessem compreender o contexto natural e social do local. Ao se
escolher uma estratégia de ensino o docente deve considerar as individualidades e as condições específicas às
dificuldades dos alunos, como também cada em prática didática. O estudo do meio mostrou-se como uma
ferramenta efetiva a ser utilizada na educação superior, porém é de interesse comum que os discentes tenham
contato com o conteúdo teórico previamente à inserção no local, possibilitando uma ligação entre a parte técnica
e teórica.

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Biografia do Autor

Thaise Sutil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNESC

Michel Daros Freitas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNESC

Beatriz Fernandes de Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNESC

Ricardo Luiz de Bittencourt

Doutor Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Docente no curso de Pedagogia e
nos PPGs em Ciências da Saúde, Ciências Ambientais e Educação da UNESC

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Publicado

2022-07-27

Como Citar

SUTIL, T.; FREITAS, M. D.; LIMA, B. F. de; BITTENCOURT, R. L. de. O estudo do meio como estratégia de ensino na educação superior. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 109–121, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/684. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos