Novas construções sociais de aprendizagem

Autores

  • José Pacheco Escola da Ponte

Palavras-chave:

Educação. Formação. Comunidade. Aprendizagem. Construções sociais.

Resumo

Este artigo procura sistematizar as etapas e processos de criação das chamadas “Comunidades de Aprendizagens”, cujo principal objetivo é tornar as instituições educativas, espaços de produção de conhecimento e cultura, conectando os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos. Por meio de um estudo de caso da comunidade do Sol Nascente, da cidade de Ceilândia, e, a partir da construção de um prédio-escola sustentável, modelos educacionais existentes, normas vigentes e entraves burocráticos são questionados e propostas de criação de novas construções sociais de aprendizagem são apresentadas. A proposta de reconfiguração da prática escolar, promovendo o desenvolvimento humano dos educandos, é descrita em todas as suas etapas e, ao final, há menção da realização da organização da segunda fase do projeto “Redes de Comunidades de Aprendizagem”, colocando o aluno no centro do processo, apto a iniciar o ciclo formativo da criação de protótipos dessas comunidades e o desejo de seguir contornando um sistema atual de ensino afetado por uma corrupção endêmica e anacrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pacheco, Escola da Ponte

Fundador da Escola da Ponte

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Pacheco, J. (2020). Novas construções sociais de aprendizagem. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020023. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/72