Saberes docente para o ensino de ciências e biologia

Autores/as

  • Cibele Bender Raio Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palabras clave:

Avaliação. Educação Ambiental. Complexidade. Competência.

Resumen

Neste trabalho, práticas no ensino de ciências e de biologia são sugeridas a partir dos
conhecimentos de Paulo Freire e de Edgar Morin. É defendido que a educação em que o professor
só deposita o conteúdo no aluno seja substituída por aquela que instiga a curiosidade, valoriza a
opinião, considera os sentimentos e promova a autonomia. A educação deve converter o educando
em um agente transformador da sua própria realidade. Portanto, o professor precisa atuar com
sentimentalidade, criticidade e autoridade, sem autoritarismo. Além disso, é papel do educador
mostrar que não há conhecimento ileso ao erro ou a ilusão. O docente também precisa trabalhar o
contexto local em relação a um conteúdo global. Deve saber ensinar a condição do humano como
unidade do universo e ensinar sobre a identidade terrena considerando também as incertezas dos
acontecimentos e a ética humana. As discussões aqui apresentadas são inspirações para o
desenvolvimento de práticas de ensino. No entanto, o professor deve adequá-las para o seu
ambiente de trabalho e seu público.

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Biografía del autor/a

Cibele Bender Raio, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Botucatu), professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Citas

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Publicado

2022-08-22

Cómo citar

RAIO, C. B. Saberes docente para o ensino de ciências e biologia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 100–112, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/717. Acesso em: 24 nov. 2024.

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