Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online

resultados do projeto PRAC3

Autores

  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
  • Eva Lopes Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Teresa Machado Vilaça Universidade do Minho
  • Maria Cristina Parente Universidade do Minho
  • Adriana Cunha Universidade do Minho

Palavras-chave:

Estágio. Formação de professores. Ensino online

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, as experiências de estágio foram reduzidas e, em muitos contextos, foram concretizadas em ambientes online. Neste artigo apresentam-se alguns resultados do projeto internacional PRAC3 que explora recursos de ensino para o estágio online numa lógica de complementaridade do estágio presencial. Os dados foram recolhidos junto de alunos futuros professores (n=70) e de professores cooperantes/mentores (n=39) portugueses. Os principais resultados apontam, globalmente, para um alinhamento entre as perspetivas dos alunos futuros professores e dos professores cooperantes/mentores, destacando-se uma abordagem prática com enfoque nos alunos e na sua aprendizagem com recurso a metodologias ativas. Os mentores veem-se sobretudo com um papel de “parceiros” e as TIC são altamente valorizadas, quer pelos alunos futuros professores, quer pelos professores cooperantes/mentores.

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Biografia do Autor

Maria Assunção Flores, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4698-7483

Eva Lopes Fernandes, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. https://orcid.org/0000-0002-3838-9846.

Maria Teresa Machado Vilaça, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5021-2613.

Maria Cristina Parente, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7938-3179

Adriana Cunha, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8324-2157.

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Publicado

2023-03-09

Como Citar

FLORES, M. A.; FERNANDES, E. L.; VILAÇA, M. T. M.; PARENTE, M. C.; CUNHA, A. Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online: resultados do projeto PRAC3. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/877. Acesso em: 18 jun. 2024.

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