A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar Sorocaba

Palavras-chave:

educação. formação de professores

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma reflexão acerca da presença da diversidade na escola e a
necessidade do compromisso do educador com o desenvolvimento dos educandos, tendo como
pressuposto o atendimento à diversidade e o diálogo como uma mediação e uma exigência. A
construção do artigo se deu por meio do estudo de pesquisa bibliográfica, em especial em Paulo
Freire, e conclusões a partir da visão da autora, em sua experiência como professora e atualmente,
como Supervisora de Ensino em escolas públicas, tendo como referência a necessidade de se
construir o respeito à diversidade na escola. Nesta perspectiva se propõe esta reflexão que deve
servir de apoio para que a diversidade seja enfrentada pelos diferentes atores do espaço escolar,
buscando através do diálogo mediar condições adequadas para todos os educandos.
O resultado esperado com o presente artigo é a possibilidade e a necessidade de uma revisão pessoal
dos educadores e dos profissionais da escola como um todo, acerca da realidade vivida pelos
educandos nas escolas públicas brasileiras, onde a falta de aceitação das diferenças, reforça as
desigualdades dentro da escola e na sociedade, o que aumenta ainda mais as relações injustas de
poder dentro e fora da escola.

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Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar Sorocaba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/ UFSCar – Campus Sorocaba/São Paulo.

Referências

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

RIBEIRO, E. V. de J. A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 7–13, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1116. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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