A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar Sorocaba

Palavras-chave:

educação. formação de professores

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma reflexão acerca da presença da diversidade na escola e a
necessidade do compromisso do educador com o desenvolvimento dos educandos, tendo como
pressuposto o atendimento à diversidade e o diálogo como uma mediação e uma exigência. A
construção do artigo se deu por meio do estudo de pesquisa bibliográfica, em especial em Paulo
Freire, e conclusões a partir da visão da autora, em sua experiência como professora e atualmente,
como Supervisora de Ensino em escolas públicas, tendo como referência a necessidade de se
construir o respeito à diversidade na escola. Nesta perspectiva se propõe esta reflexão que deve
servir de apoio para que a diversidade seja enfrentada pelos diferentes atores do espaço escolar,
buscando através do diálogo mediar condições adequadas para todos os educandos.
O resultado esperado com o presente artigo é a possibilidade e a necessidade de uma revisão pessoal
dos educadores e dos profissionais da escola como um todo, acerca da realidade vivida pelos
educandos nas escolas públicas brasileiras, onde a falta de aceitação das diferenças, reforça as
desigualdades dentro da escola e na sociedade, o que aumenta ainda mais as relações injustas de
poder dentro e fora da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar Sorocaba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/ UFSCar – Campus Sorocaba/São Paulo.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_________ Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

PEROZA, Juliano; SILVA, Camila Pompeu da; AKKARI, Abdeljalil. Paulo Freire e a diversidade

cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação. Revista Reflexão e

Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p. 461 - 481, jul./dez 2013. Disponível em:

http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex, acesso 15/09/2016.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et

al. Atenção à Diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZYCH, Anizia Costa; UJIIE, Nájela Tavares. O instigador Paulo Freire e os entornos da diversidade. In:

Revista Travessias. Unioeste, nº 2, 2008. Acesso em: 10/09/2009. Disponível em:

http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_002/educacao/oi nstigados.pdf

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

RIBEIRO, E. V. de J. A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 7–13, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1116. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.