Diálogos com Paulo Freire na educação em saúde

aproximações entre o referencial teórico e as falas de professores de ciências e biologia

Autores

  • Amanda Sarmento Mirasierras UFABC
  • Patricia da Silva Sessa UFABC

Palavras-chave:

Educação em saúde. Formação de professores. Referenciais teóricos. Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

A educação em saúde nas escolas vem sendo progressivamente estudada, e cada vez mais se evidencia a necessidade de entendimentos em saúde que ultrapassem o caráter conteudista e que permitam refletir sobre os aspectos socioculturais imbricados. Neste trabalho, a proposição de uma educação crítica em saúde se ancora no referencial teórico de Saviani, que representa a importância da cultura erudita e da formação de professores. Através de análises textuais discursivas decorrentes de relatos narrativos compartilhados por cinco professores de ciências e biologia, foi possível identificar a maneira como os docentes compreendem e ensinam a saúde. Dois professores apresentaram relatos pautados pela educação crítica, e ambos mencionaram Paulo Freire em suas concepções para o ensino da saúde. Esses dados permitiram refletir sobre o legado de Paulo Freire em diferentes setores da educação e reforçar a importância do embasamento teórico adequado para cada situação quando se objetiva uma educação crítica.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Sarmento Mirasierras, UFABC

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do ABC. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4880-6457.

Patricia da Silva Sessa, UFABC

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática; mestre em Educação; graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Atualmente é docente da Universidade Federal do ABC - UFABC - na área de Ensino de Biologia (Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH) e coordenadora do curso de ingresso Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Integra os grupos de pesquisa ENCIFORM - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores e NEPEC - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação e Educação em Ciências, com ênfase em Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização científica; Ensino de Ciências / Biologia, Formação de Professores, Educação Ambiental, Pesquisa em Educação, Discurso e Argumentação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1509-4030

Referências

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (org). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.

FREIRE, P. Educação e mudança. 41.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LOMÔNACO, A. de F. S. Concepções de saúde e cotidiano escolar – o viés do saber e da prática. Educação Popular, Caxambu, n. 6, 2004.

MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, 17 (3), p. 621 - 626, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3.ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2020.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências – do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Texto

elaborado no âmbito do Projeto de Pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”,

financiado pelo CNPq para o “projeto 20 anos do HISTEDBR”. Campinas: Unicamp, 2005. p.

-27. Disponível em:

https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf.

Acesso em: 16 mai. 2024.

SILVA, M. M.; PELICIONI, M. C. F. Práticas pedagógicas e protagonismo infantojuvenil voltados à saúde, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida na escola. In: PELICIONI, M. C. F.; MIALHE, F. L. Educação e promoção da saúde: teoria e prática. São Paulo: Editora Santos, 2016.

THIENGO, L. C. et al. A perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais: uma revisão de literatura. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 7, 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

MIRASIERRAS, A. S.; SESSA, P. da S. Diálogos com Paulo Freire na educação em saúde: aproximações entre o referencial teórico e as falas de professores de ciências e biologia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024002, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1923. Acesso em: 6 jan. 2025.