Educação e diversidade

pressupostos relacionados à feminização do magistério na Educação Infantil

Autores

  • Jhonatan Phelipe Peixoto Universidade Estadual de Maringá
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá
  • Sharmilla Tassiana de Souza Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Feminização do magistério. Professor Homem. Educação Infantil.

Resumo

Discutir sobre a docência na Educação Infantil, principalmente no que se refere à atuação do professor homem na etapa da Educação Básica, tem sido uma tarefa difícil nas últimas décadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar como ocorreu o processo de feminização do magistério na Educação Infantil e quais são os pressupostos que estão relacionados com a quase ausência do professor do gênero masculino neste momento da Educação. A pesquisa se justifica pelo fato de que, ao adentrarmos em escolas que ofertam a Educação Infantil quase não se vê, ou até mesmo não se encontram professores homens em sala de aula. O estudo, de natureza bibliográfica, se embasou em autores abordam este assunto. Concluímos que, a maior quantidade de professoras mulheres nos centros de Educação Infantil tem estreita relação com a crença de que o ambiente escolar deve ser similar ao contexto familiar, propiciando o cuidado e o assistencialismo, características essas que foram impostas às mulheres, por serem historicamente vistas como mais afetivas. Com isso, há mais docentes do gênero feminino, pelo simples fato de serem consideradas socialmente frágeis, sentimentais e maternais. O homem, por sua vez, é visto como forte e decidido, devendo atuar em funções de cunho braçal.

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Biografia do Autor

Jhonatan Phelipe Peixoto, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Mediador da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4783-2712

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9832-4745

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

PEIXOTO, J. P.; YAEGASHI, S. F. R.; SOUZA, S. T. de. Educação e diversidade: pressupostos relacionados à feminização do magistério na Educação Infantil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024005, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1166. Acesso em: 21 nov. 2024.