Precarização do trabalho docente

considerações sobre a Educação Especial

Autores

  • Sharmilla Tassiana de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Etienne Henrique Brasão Martins Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Educação Especial. Formação docente. Trabalho. Precarização. Políticas neoliberais

Resumo

O presente estudo objetivou discutir a precarização do trabalho docente na área da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Os resultados revelam que o debate a respeito da precarização do trabalho docente tem sido objeto de ampla discussão na sociedade e nos espaços educacionais, visto que as políticas neoliberais estão em ascensão. Essas políticas fazem o movimento de retirada das responsabilidades do poder público ou a sua diminuição, cabendo à sociedade civil a incumbência de gerenciar o direito à Educação Especial. Concluímos que o trabalho do docente, no campo da Educação Especial, se torna ainda mais precário e desvalorizado, pois com a lógica empresarial, exige-se que este profissional assuma inúmeras funções, sem ter uma formação inicial e continuada adequada e de qualidade. 

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Biografia do Autor

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Etienne Henrique Brasão Martins, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de estudos e pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP). ORCID: http://lattes.cnpq.br/0701976804155876

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

SOUZA, S. T. de; YAEGASHI, S. F. R.; MARTINS, E. H. B. Precarização do trabalho docente: considerações sobre a Educação Especial. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024016, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1747. Acesso em: 21 nov. 2024.