Pedagogia Histórico-Crítica e progressão acadêmica: contribuições de um grupo de estudos (2018-2022)
Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica. Grupos de estudos. Prática pedagógica. Formação de professores.Resumo
Este artigo discute o impacto da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na formação acadêmica de membros de um grupo de estudos do Paraná, Brasil. O estudo objetivou investigar como os princípios e práticas da PHC influenciam a formação e o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica e documental, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a PHC contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia intelectual e o engajamento acadêmico dos integrantes do grupo. Além disso, a participação contínua no grupo de estudos mostrou-se essencial para a construção de uma base teórica sólida e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. O estudo evidenciou que a PHC desempenha um papel central no crescimento acadêmico e profissional dos participantes, incentivando-os à busca contínua por novos conhecimentos.
Downloads
Referências
BALZAN, Celso Sidinei. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 240-243, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9714. Acesso em: 08 jan. 2025
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
FELIX, Aline et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Vamos juntos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2019. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2019. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2019/anais . Acesso em: 08 jan. 2025
FISCHER, Alana et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza Ludovico. In: Vamos juntos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2018. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2018. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc/anais. Acesso em: 08 jan. de 2025.
NEUHAUS, Alana Fisher et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Juntos podemos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2021. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2021. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2021/anais. Acesso em: 08 jan. 2025.
NEUHAUS, Alana Fisher et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Juntos podemos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2022. Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2022. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2022/anais. Acesso em: 08 jan. 2025.
ORSO, Paulino José. A implementação da pedagogia histórico-crítica: formas, exigências e desafios. Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Minas Gerais: Navegando, 2021.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas. Autores Associados, 2013.
UNIOESTE, Pedagogia Histórico-Crítica. Disponível em: [https://www.unioeste.br/portal/pedagogia-historico-critica/inicio]. Acesso em: jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.