Pedagogia Histórico-Crítica e progressão acadêmica: contribuições de um grupo de estudos (2018-2022)

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica. Grupos de estudos. Prática pedagógica. Formação de professores.

Resumo

Este artigo discute o impacto da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na formação acadêmica de membros de um grupo de estudos do Paraná, Brasil. O estudo objetivou investigar como os princípios e práticas da PHC influenciam a formação e o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica e documental, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a PHC contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia intelectual e o engajamento acadêmico dos integrantes do grupo. Além disso, a participação contínua no grupo de estudos mostrou-se essencial para a construção de uma base teórica sólida e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. O estudo evidenciou que a PHC desempenha um papel central no crescimento acadêmico e profissional dos participantes, incentivando-os à busca contínua por novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Késia Muniz de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação. Docente do Atendimento Educacional Especializado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-8623-4685

Ana Paula Vitali, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestra em Educação. Docente da rede municipal de ensino de Cascavel. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4516-3319

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Referências

BALZAN, Celso Sidinei. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 240-243, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9714. Acesso em: 08 jan. 2025

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

FELIX, Aline et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Vamos juntos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2019. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2019. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2019/anais . Acesso em: 08 jan. 2025

FISCHER, Alana et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza Ludovico. In: Vamos juntos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2018. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2018. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc/anais. Acesso em: 08 jan. de 2025.

NEUHAUS, Alana Fisher et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Juntos podemos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2021. Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2021. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2021/anais. Acesso em: 08 jan. 2025.

NEUHAUS, Alana Fisher et al. Grupo de Estudos Coordenado por Lilian Késia Muniz de Souza. In: Juntos podemos construir uma nova educação e uma nova sociedade: Pedagogia Histórico-Crítica 2022. Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2022. Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/phc2022/anais. Acesso em: 08 jan. 2025.

ORSO, Paulino José. A implementação da pedagogia histórico-crítica: formas, exigências e desafios. Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Minas Gerais: Navegando, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas. Autores Associados, 2013.

UNIOESTE, Pedagogia Histórico-Crítica. Disponível em: [https://www.unioeste.br/portal/pedagogia-historico-critica/inicio]. Acesso em: jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

SOUZA, L. K. M. de; VITALI, A. P.; YAEGASHI, S. F. R. Pedagogia Histórico-Crítica e progressão acadêmica: contribuições de um grupo de estudos (2018-2022) . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e025004, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2246. Acesso em: 19 abr. 2025.