Transtorno opositor desafiador nos anos iniciais do ensino fundamental

alguns apontamentos

Autores

  • Maria Helena Sgargetta-Cardoso Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Transtorno Opositor Desafiador. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Diagnóstico. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os desafios didáticos-políticos-pedagógicos, com relação à inserção de alunos com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) em sala de aula regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, respalda-se em análises de documentos referentes às políticas públicas sobre o tema, estudos realizados por pesquisadores da área e em entrevista semiestruturada realizada com uma professora e uma orientadora educacional que atuam com aluno com TOD. A categorização das respostas emitidas pelos sujeitos de pesquisa se efetivou por meio da Análise de Conteúdo, a compreender a fase de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Os resultados evidenciaram que a inserção do TOD nas políticas públicas inclusivas é essencial, visto que os profissionais da educação ainda se sentem despreparados para lidar com essa especificidade em sala de aula, logo o aluno não tem suas necessidades atendidas por completo. Assim, são imprescindíveis novas pesquisas para propiciar maior perceptibilidade ao tema com vistas a melhor respaldar intervenções de práticas pedagógicas efetivas para o aluno com TOD.

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Biografia do Autor

Maria Helena Sgargetta-Cardoso, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Especialista em Educação Especial e Transtorno Global do desenvolvimento e Artes - Técnicas e Procedimentos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1326-9418

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0436-6718

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

SGARGETTA-CARDOSO, M. H.; ALENCAR, G. A. R. de; YAEGASHI, S. F. R. Transtorno opositor desafiador nos anos iniciais do ensino fundamental: alguns apontamentos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022016, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/815. Acesso em: 29 abr. 2024.