Pedagogia Freinet e o ensino superior

dilemas e estratégias

Autores

  • Alzira Maria Quiroga Mendoza

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet. Formação docente. Técnicas Freinet.

Resumo

O presente artigo discuti os dilemas da formação de professores no Ensino Superior no Brasil, em especial nos cursos de Pedagogia, e apresenta as contribuições do uso dos instrumentos da Pedagogia Freinet, como: aula-passeio, livro da vida, jornal de parede, na disciplina “Organização Curricular da Educação Infantil”, realizada pela autora no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, localizado em Ibirité, MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Maria Quiroga Mendoza

Mestre em educação pela PUC-Minas, professora aposentada, pesquisadora da Pedagogia Freinet e militante do Movimento Freinet há mais de 30 anos.  Membro fundador da REPEF – Rede de educadores e pesquisadores da educação Freinet.

Referências

FERREIRA, G.M. Palavra de professor(a) – tateios e reflexões na prática da Pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MENDOZA, A. M. Q.. Associação Educativa Pés no Chão: trajetória inicial de uma proposta pedagógica de trabalho cooperativo. Dissertação de mestrado. PUC-Minas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação – Mestrado em educação. Disponível em: http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html

TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

MENDOZA, A. M. Q. Pedagogia Freinet e o ensino superior: dilemas e estratégias. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 43–52, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/120. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.