Pedagogia Freinet e o ensino superior
dilemas e estratégias
Palavras-chave:
Pedagogia Freinet. Formação docente. Técnicas Freinet.Resumo
O presente artigo discuti os dilemas da formação de professores no Ensino Superior no Brasil, em especial nos cursos de Pedagogia, e apresenta as contribuições do uso dos instrumentos da Pedagogia Freinet, como: aula-passeio, livro da vida, jornal de parede, na disciplina “Organização Curricular da Educação Infantil”, realizada pela autora no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, localizado em Ibirité, MG.
Downloads
Referências
FERREIRA, G.M. Palavra de professor(a) – tateios e reflexões na prática da Pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
MENDOZA, A. M. Q.. Associação Educativa Pés no Chão: trajetória inicial de uma proposta pedagógica de trabalho cooperativo. Dissertação de mestrado. PUC-Minas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação – Mestrado em educação. Disponível em: http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html
TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.