A formação de professores no interior de um movimento internacional de educadores
a pedagogia Freinet em ação
Palavras-chave:
Movimento de professores, Pedagogia Freinet, Formação de professores, Uso de novas tecnologiasResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar como o professor francês Célestin Freinet iniciou um movimento internacional de professores presente em mais de cinquenta e sete países há mais de noventa anos. Apresentamos um breve relato da vida e da obra de Freinet, buscando revelar o modo pelo qual sua proposta pedagógica chegou ao Brasil na década de 1970. Atualmente, a REPEF (Rede de Educadores e Pesquisadores de Educação Freinet) organiza encontros presenciais e virtuais por meio das novas tecnologias para, coletivamente, refletirem acerca de suas formações profissionais, bem como se posicionarem diante dos problemas enfrentados pela escola e pela sociedade de modo mais amplo.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional – vol. 13. Brasília: Liberlivros, 2005.
BOAVENTURA, S. S Meneses, M.P. Epistemologias do Sul. Coimbra. Almeidina, 2009.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura, século XI-XVIII. Trad. Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
ELIAS, Marisa Del Cioppo (Org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.
FERNANDES, A. A.; VARANI, A. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 1, p. 50-66, jan./jun.2017
FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor (a) – Tateios e reflexões da prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
FERREIRA, Gláucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano da escola como formação continuada. Dissertação de mestrado. Unicamp, FE. Campinas: 2004.
FREINET, Célestin. A educação do trabalho. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1976.
FREINET, Elise. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.
MARX, K.; ENGELS, F. "A crítica crítica" na condição de quietude do conhecer ou a "crítica crítica" conforme o senhor Edgar. In: _____ . A sagrada família ou a crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Trad. Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
NIZA, Sérgio. A formação no Movimento da Escola Moderna contextos cooperativos e aprendizagem profissional. Lisboa. [s.d.].
NIZA, S. Contextos cooperativos e aprendizagem profissional: a formação no movimento da escola moderna. In: FORMOSINHO, J. (Ed.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. p. 345-362.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e cópias de Botafogo e Escola de Professores, 1995.
OLIVEIRA, Anne Marie Emilie Madeleine Milon. O Movimento Freinet: uma rede autogerida? Redes, 1997.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet – Evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1995.
SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa - Pedagogia Freinet . São Paulo: Scipione, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.