A formação de professores no interior de um movimento internacional de educadores

a pedagogia Freinet em ação

Autores

  • Lucianna Magri UNICAMP
  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros Unicamp
  • Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo Unicamp

Palavras-chave:

Movimento de professores, Pedagogia Freinet, Formação de professores, Uso de novas tecnologias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar como o professor francês Célestin Freinet iniciou um movimento internacional de professores presente em mais de cinquenta e sete países há mais de noventa anos. Apresentamos um breve relato da vida e da obra de Freinet, buscando revelar o modo pelo qual sua proposta pedagógica chegou ao Brasil na década de 1970. Atualmente, a REPEF (Rede de Educadores e Pesquisadores de Educação Freinet) organiza encontros presenciais e virtuais por meio das novas tecnologias para, coletivamente, refletirem acerca de suas formações profissionais, bem como se posicionarem diante dos problemas enfrentados pela escola e pela sociedade de modo mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Unicamp

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva (UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutorado em Educação - UNESP/ Marília. Suas pesquisas tem como foco de análise a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade e a formação de professores alicerçadas pela teoria histórico-cultural de Vygotsky e do educador Celestin B. Freinet. Foi integrante (2004-2007) e pesquisadora do grupo de pesquisa Leitura e Ensino UENP/FAFIJA (Cnpq). É membro dos grupos de pesquisa: Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural (UNESP - Marília), Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), Tem experiencia nas áreas: anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Filosofia para crianças. No Ensino superior atua nos campos da Psicologia, Formação Docente, Currículo, Cultura escolar e sua organização, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ( a importância do brincar, brinquedoteca, a questão da alfabetização, ensino e aprendizagem, Técnicas Freinet entre outros). Foi colaboradora na formação de professores da rede municipal da cidade de Assis e idealizadora do Projeto Brinquedoteca e formação de professores e coordenadora de curso - UNIFIO - Ourinhos. Atualmente é colaboradora na formação de professores municipais e professora substituta do Instituto Federal - Campus de Presidente Epitácio.

Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo, Unicamp

Doutoranda em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais, pelo grupo LOED, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Mestre em educação na área de Psicologia Educacional (2015) pela Unicamp. Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil (2009) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Graduada em Pedagogia (2004) também pela Unicamp. Atualmente atua como professora-alfabetizadora na EMEF Edson Luis Lima Souto, da rede Municipal de Campinas. Coordena o grupo de trabalho sobre Pedagogia Freinet nesta mesma escola. Atua como professora convidada nos cursos de Pós graduação em Educação na FACP (Faculdade de Paulínia). É membro da REPEF - Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet, filiada à FIMEM - Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna. É também integrante da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização. Como pesquisadora, interessa-se pelos estudos que envolvem os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, numa perspectiva histórico-cultural, pelo trabalho sobre formação de professores e por práticas pedagógicas pautadas no referencial freinetiano.

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional – vol. 13. Brasília: Liberlivros, 2005.

BOAVENTURA, S. S Meneses, M.P. Epistemologias do Sul. Coimbra. Almeidina, 2009.

CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura, século XI-XVIII. Trad. Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

ELIAS, Marisa Del Cioppo (Org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.

FERNANDES, A. A.; VARANI, A. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 1, p. 50-66, jan./jun.2017

FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor (a) – Tateios e reflexões da prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

FERREIRA, Gláucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano da escola como formação continuada. Dissertação de mestrado. Unicamp, FE. Campinas: 2004.

FREINET, Célestin. A educação do trabalho. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1976.

FREINET, Elise. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.

MARX, K.; ENGELS, F. "A crítica crítica" na condição de quietude do conhecer ou a "crítica crítica" conforme o senhor Edgar. In: _____ . A sagrada família ou a crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Trad. Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

NIZA, Sérgio. A formação no Movimento da Escola Moderna contextos cooperativos e aprendizagem profissional. Lisboa. [s.d.].

NIZA, S. Contextos cooperativos e aprendizagem profissional: a formação no movimento da escola moderna. In: FORMOSINHO, J. (Ed.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. p. 345-362.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e cópias de Botafogo e Escola de Professores, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Emilie Madeleine Milon. O Movimento Freinet: uma rede autogerida? Redes, 1997.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet – Evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1995.

SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa - Pedagogia Freinet . São Paulo: Scipione, 1996.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

MAGRI, L.; BARROS, F. C. O. M. de .; BUSCARIOLO, A. F. V. T. . A formação de professores no interior de um movimento internacional de educadores: a pedagogia Freinet em ação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021009, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/338. Acesso em: 26 abr. 2024.