A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design instrucional. Ensino à distância.Resumo
Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais
de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design
em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização
para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante
enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem
numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas
de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de
design em geral.
Downloads
Referências
BELLEFEUILLE, G., MARTIN, R.; BUCK, M. From pedagogy to technagogy in social work
education: a constructivist approach to instructional design in an online, competency-based child
welfare practice course”. In: WILLIS, J. (Ed.), Constructivist instructional design (C-ID):
Foundations, models, and examples (p. 493-512). Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2009.
BROWN, T. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires
innovation. New York: HarperCollins, 2009.
BRUNER, J. O processo da educação (M. C. Romão, trad.). Lisboa: Edições 70, 1998.
BUCHANAN, R. Design research and the new learning. Design issues, 17 (4), 3-23, 2001.
ERTMER, P., PARISIO, M.; WARKAK. The practice of educational/ instructional design. In:
LUCKIN, R.; PUNTAMBEKAR, S.; GOODYEAR, P.; GRABOWSKI, B.; UNDERWOOD, J.;
WINTERS, N. (Eds.), Handbook of design in educational technology (pp. 5-19). New York:
Routledge, 2013.
FERNANDÉZ, A., BLANCO, M., CORBELLA, M.; ARETIO, L. La participación en los foros
del entorno virtual - objetivo prioritario para las asignaturas de primer curso del Grado?
Comunicación presentada en las VII Jornadas de Redes de Investigación en Innovación Docente de la
UNED, Madrid, 2014.
LIDWELL, W., HOLDEN, K.; Butler, J. (2003). Universal principles of design. Beverly, MA:
Rockport.
Lockwood, T. (2009). “Foreword”. In T. Lockwood (Ed.), Design thinking: integrating innovation,
customer experience, and brand value (pp. vii-xvii). New York: Allworth Press.
MOZZAQUATRO, P.; MEDINA, R. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob
diferentes visões: aspectos a considerar. Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008.
OKADA, A.; SERRA, A.; MACHADO, C. Mídias sociais e recursos educacionais abertos móveis na
pesquisa acadêmica do século XXI. In: MOREIRA, A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (Orgs.),
Educação a distância e eLearning na web social (2ª ed., pp. 161-175. Santo Tirso: Whithebooks,
PLOMP, T. Educational design research: An introduction. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), An
introduction to educational design research (p. 9-35). Enschede: SLO, 2010.
RITTEL, H.; WEBBER, M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p.
-169, 2917.
SANTOS, E.; OKADA, A. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem:
por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Comunicação apresentada na 26ª Reunião Anual da
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Poços de Caldas, 2003.
SILVA, A.; CASTRO, L. A relevância do design instrucional na elaboração de material didático
impresso para cursos de graduação a distância. Intersaberes, v. 4, n. 8, p. 136-149, 2009.
SOUSA, F. O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento
incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, v. 5, n. 1, p. 79-97,
SOUSA, F. Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de
aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica. In: PACHECO, J. A.; AGUIAR, M.;
SOUSA, J. (org.). Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da
escola e tecnologia (p. 416-420). Recife: ANPAE, 2017.
VAN DEN AKKER, J. Curriculum design research. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N (eds.) An
introduction to educational design research (p. 37-71). Enschede: SLO, 2010.
WILLIS, J. “The many foundations and faces of instructional design”. In: WILLIS, J. (Ed.),
Constructivist instructional design (C-ID): Foundations, models, and examples (pp. 1-9). Charlotte,
NC: Information Age Publishing, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.