A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Francisco José Rodrigues Sousa Universidade dos Açores

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design instrucional. Ensino à distância.

Resumo

Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais
de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design
em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização
para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante
enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem
numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas
de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de
design em geral.

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Biografia do Autor

Francisco José Rodrigues Sousa, Universidade dos Açores

Doutor em educação (Desenvolvimento Curricular). Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas da Universidade dos Açores, Portugal, membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Pólo da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc) e membro colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade do Minho.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

SOUSA, F. J. R. A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 227–244, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/694. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos