Currículos, programas e práticas
um estudo comparado de dois cursos de formação inicial de professores em Portugal e na Suécia no âmbito do processo de Bolonha
Palavras-chave:
Currículo. Prática supervisionada. Formação inicial de professores. Processo de Bolonha. Ensino das ciências.Resumo
Sabendo que a formação inicial se constitui como o local privilegiado para a preparação de profissionais qualificados, torna-se importante estudar os currículos que caracterizam essa formação. Utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, caracterizámos e comparámos os currículos de formação inicial de professores, da área das ciências naturais, de duas instituições de ensino superior europeias (Universidade de Lisboa, em Portugal, e Universidade de Malmo, na Suécia), no que se refere à sua estrutura e importância atribuída à componente curricular prática (prática de ensino, isto é, o estágio). Concluímos que a atual formação que habilita para a docência, em ambas as universidades, resulta de uma reestruturação “imposta” pela implementação do processo de Bolonha. Verifica-se que a estrutura é bastante diferente em ambas as instituições, destacando-se as diferenças relativas à duração da formação e à distribuição da componente curricular prática. A importância de se conhecer não só as realidades europeias mas também as realidades luso-brasileiras levam-nos a perspetivar possíveis cooperações futuras entre instituições portuguesas e brasileiras, para alargamento deste tipo de estudos ao espaço lusófono.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão: conceitos e práticas. In Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 2010, p. 15-44.
DARLING-HAMMOND, Linda; BANKS, James; ZUMWALT, Karen; GOMEZ, Louis; SHERIN, Miriam Gamoran;, GRIESDORN, Jacqueline; FINN, Lou-Ellen. Educational goals and purposes: developing a curricular vision for teaching. In DARLING-HAMMOND L.; BRANSFORD, J. (Org.). Preparing teachers for a changing world: what teachers should learn and be able to do. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2005, p. 169-200.
DARLING-HAMMOND, Linda; HAMMERNESS, Karen; GROSSMAN, Pamela; RUST, Frances; SHULMAN, Lee. The design of teacher education programs. In DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (Org.). Preparing teachers for a changing world: what teachers should learn and be able to do. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2005, p. 390-44.
GASPAR, Maria Ivone, ROLDÃO, Maria do Céu. Desenvolvimento curricular: conceito ou conceitos? In Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta, 2007, p.17-47.
OCDE. OECD better life index. Disponível em: <http://www.oecdbetterlifeindex.org/>. Acesso em: 6 de nov. 2012.
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
PORTUGAL. Decreto-Lei N.º 42/2005, de 22 de fevereiro de 2005. Diário da República – I Série-A, 37, p. 1494-1499.
PORTUGAL. Decreto-Lei N.º 74/2006, de 24 de março de 2006. Diário da República – I Série-A, 60, p. 2242-2257.
PORTUGAL. Decreto-Lei N.º 43/2007, de 22 de fevereiro de 2007. Diário da República, 1.ª Série, 38, p. 1320-1328.
RODRIGUES, Filomena do Rosário Alves. Aprender a ensinar: estudo comparado sobre currículos e práticas na formação inicial de professores. O ensino das ciências em duas instituições de ensino superior europeias. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2013.
SNOEK, Marco; ŽOGLA, Irēna. Teacher Education in Europe; Main Characteristics and Developments. In Swenen, A.; Klink, M. (Org.). Becoming a Teacher Educator: Theory and Practice for Teacher Educators. Heidelberg: Springer, 2009, p. 11-27.
SUÉCIA. Swedish Code of Statutes 1993:100, de 4 de fevereiro de 1993. The Higher Education Ordinance. Tradução, em língua inglesa, de Novembro de 2011; inclui alterações estabelecidas pela Swedish Code of Statutes 2011:946. Disponível em: <http://www.hsv.se/lawsandregulations/thehighereducationordinance.4.5161b99123700c42b07ffe3981.html>. Acedido em: 23 de out. 2012.
SUÉCIA. Govt. Bill 2009/10:89, apresentada ao Parlamento sueco a 11 de fevereiro de 2010. Top of the class – new teacher education programmes. Fact Sheet U10.009, de 5 de Março de 2010. Disponível em: <http://www.government.se/sb/d/12748/a/140951>. Acesso em 16 de out. 2012.
SWEDISH NATIONAL AGENCY FOR HIGHER EDUCATION. Swedish universities & university colleges. Short Version of Annual Report 2012. Stockholm: Swedish National Agency for Higher Education, 2012. Disponível em: <http://www.hsv.se/download/18.485f1ec213870b672a680003125/1218R-swedish-universities-annual-report-2012.pdf>. Acedido em: 3 de nov. 2012.
TAVARES, José Pereira da Costa. A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico. In Sá-Chaves, I. (Org.). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1997, p. 59-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.