Currículos, programas e práticas

um estudo comparado de dois cursos de formação inicial de professores em Portugal e na Suécia no âmbito do processo de Bolonha

Autores

  • Filomena Rodrigues Universidade de Lisboa
  • Maria João Mogarro Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Currículo. Prática supervisionada. Formação inicial de professores. Processo de Bolonha. Ensino das ciências.

Resumo

Sabendo que a formação inicial se constitui como o local privilegiado para a preparação de profissionais qualificados, torna-se importante estudar os currículos que caracterizam essa formação. Utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, caracterizámos e comparámos os currículos de formação inicial de professores, da área das ciências naturais, de duas instituições de ensino superior europeias (Universidade de Lisboa, em Portugal, e Universidade de Malmo, na Suécia), no que se refere à sua estrutura e importância atribuída à componente curricular prática (prática de ensino, isto é, o estágio). Concluímos que a atual formação que habilita para a docência, em ambas as universidades, resulta de uma reestruturação “imposta” pela implementação do processo de Bolonha. Verifica-se que a estrutura é bastante diferente em ambas as instituições, destacando-se as diferenças relativas à duração da formação e à distribuição da componente curricular prática. A importância de se conhecer não só as realidades europeias mas também as realidades luso-brasileiras levam-nos a perspetivar possíveis cooperações futuras entre instituições portuguesas e brasileiras, para alargamento deste tipo de estudos ao espaço lusófono.

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Biografia do Autor

Filomena Rodrigues, Universidade de Lisboa

Mestre em Educação, especialização em Formação de Professores, pela Universidade de Lisboa e doutoranda na mesma área. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 

Maria João Mogarro, Universidade de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5841-9280

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

RODRIGUES, F.; MOGARRO, M. J. Currículos, programas e práticas: um estudo comparado de dois cursos de formação inicial de professores em Portugal e na Suécia no âmbito do processo de Bolonha. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 76–97, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/164. Acesso em: 25 abr. 2024.