Formação docente em nível médio e superior

perspectivas de professores sobre o exercício da docência em seu trabalho

Autores

  • Helenice Maia UNESA

Palavras-chave:

Formação de professores. Docentes. Ensino Fundamental. Anos iniciais. Escolas públicas.

Resumo

A formação de professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser realizada em nível médio e em nível superior, conforme explícito na Lei nº 9394/1996.  Três instâncias diferentes coexistem e disputam a regulamentação de cursos e a modalidade dessa formação, o que parece ter contribuído mais para acentuar dificuldades do que consolidar melhorias que cada uma dessas instâncias poderia trazer para a formação e o trabalho docente. Este artigo discute essa questão, conforme a perspectiva de docentes que atuam nessa etapa da Educação Básica em escolas públicas municipais localizadas no Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Helenice Maia, UNESA

Doutora em Educação (UFRJ). Pós-Doutora em Representações sociais, subjetividade e educação (FCC). Pós-Doutora em Psicologia da Educação (PUCSP). 

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

MAIA, H. Formação docente em nível médio e superior: perspectivas de professores sobre o exercício da docência em seu trabalho. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 149–168, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/173. Acesso em: 18 dez. 2024.