Jovens professores

o futuro da profissão

Autores

  • António Nóvoa Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Formação de professores. Indução profissional. Jovens professores. Profissionalidade docente.

Resumo

O texto centra-se nos jovens professores argumentando que eles são centrais para o futuro da profissão. Depois de um começo, no qual se refere a inspiração nos estudos de Michael Huberman, a primeira parte do texto refere a importância do período de indução profissional, como um “tempo entre-dois”, entre as licenciaturas e o exercício pleno da profissão. Na segunda parte repetem-se algumas ideias alinhadas em seis pontos que parecem simples, mas talvez não sejam, sobre o desenvolvimento profissional docente. Finalmente, na terceira parte, faz-se um convite às universidades para se envolverem seriamente na formação de professores e na indução profissional docente. Numa conclusão breve, insiste-se sobre a importância dos jovens professores para a renovação e o futuro da profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Nóvoa, Universidade de Lisboa

Cátedra UNESCO – Os futuros da educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3171-1297

Referências

HUBERMAN, Michael. La vie des enseignants: évolution et bilan d'une profession. Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1989.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, vol. 47 n.166, p.1106-1133, 2017.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escolas e professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Bahia: Instituto Anísio Teixeira, 2022.

ZEICHNER, Kenneth. The turn once again toward practice-based teacher education. Journal of Teacher Education, vol. 63, n.5, p. 376-382, 2012.

ZEICHNER, Kenneth. The struggle for the soul of teacher education. New York and London: Routledge, 2017.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

NÓVOA, A. Jovens professores: o futuro da profissão. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023001, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/833. Acesso em: 24 abr. 2024.