Jovens professores
o futuro da profissão
Palavras-chave:
Formação de professores. Indução profissional. Jovens professores. Profissionalidade docente.Resumo
O texto centra-se nos jovens professores argumentando que eles são centrais para o futuro da profissão. Depois de um começo, no qual se refere a inspiração nos estudos de Michael Huberman, a primeira parte do texto refere a importância do período de indução profissional, como um “tempo entre-dois”, entre as licenciaturas e o exercício pleno da profissão. Na segunda parte repetem-se algumas ideias alinhadas em seis pontos que parecem simples, mas talvez não sejam, sobre o desenvolvimento profissional docente. Finalmente, na terceira parte, faz-se um convite às universidades para se envolverem seriamente na formação de professores e na indução profissional docente. Numa conclusão breve, insiste-se sobre a importância dos jovens professores para a renovação e o futuro da profissão docente.
Downloads
Referências
HUBERMAN, Michael. La vie des enseignants: évolution et bilan d'une profession. Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1989.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, vol. 47 n.166, p.1106-1133, 2017.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escolas e professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Bahia: Instituto Anísio Teixeira, 2022.
ZEICHNER, Kenneth. The turn once again toward practice-based teacher education. Journal of Teacher Education, vol. 63, n.5, p. 376-382, 2012.
ZEICHNER, Kenneth. The struggle for the soul of teacher education. New York and London: Routledge, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.