A escassa presença das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na formação inicial de professores de Ciências da Natureza na USP

Autores

  • Rodrigo Bastos Cunha Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação CTSA. Formação de professores. Ensino de biologia. Ensino de física. Ensino de química.

Resumo

Os impactos ambientais do desenvolvimento industrial impulsionado por avanços científicos e tecnológicos e o uso de armas químicas em guerras originaram os Estudos CTSA. Apesar de ter se consolidado no Brasil como linha de pesquisa nas pós-graduações e nos encontros de pesquisadores de ensino de ciências da natureza, a Educação CTSA ainda tem uma tímida presença na formação inicial de professores. O objetivo desta pesquisa é verificar o quanto a abordagem CTSA aparece nas licenciaturas em biologia, física e química da USP. A questão a ser investigada é em quais disciplinas a abordagem CTSA aparece no programa ou na bibliografia. A pesquisa é do tipo documental e seu objeto são os currículos dos cursos. O método usado é o comparativo e o parâmetro são estudos anteriores que mencionam presença de Educação CTSA em licenciaturas. Os resultados mostram que essa abordagem ainda é incipiente na formação inicial de professores na USP.

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Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3679-1062

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

BASTOS CUNHA, R. A escassa presença das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na formação inicial de professores de Ciências da Natureza na USP. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024012, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1722. Acesso em: 5 out. 2024.