Atividades de Campo no ensino da Geologia

opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar

Autores

  • Luís Dourado Universidade do Minho
  • Laurinda Leite Universidade do Minho

Palavras-chave:

Atividades de campo. Ensino de Geologia. Opiniões de professores. Abordagem ideal.

Resumo

Devido à elevada dimensão espacial e temporal da maior parte dos fenómenos geológicos, não é possível reproduzir no laboratório os fenómenos a estudar, pelo que, se o professor de Geologia pretender colocar os alunos em contato com esses fenómenos, terá que organizar uma saída de campo para que as necessárias e adequadas atividades sejam realizadas no lugar onde esses
fenómenos ocorrem. Contudo, e apesar de professores e alunos reconhecerem diversas potencialidades didáticas das saídas de campo, os professores raramente as organizam e justificam isso com base em diversos impedimentos. Neste artigo relatam-se os resultados de um estudo em que 233 professores portugueses de Biologia e Geologia foram inquiridos acerca de formas ideais
de integrar as atividades de campo na componente de Geologia, no 3º ciclo do Ensino Básico (n=102) e no Ensino Secundário (n=131). Os resultados sugerem que as práticas que os professores gostariam de implementar, caso não houvesse constrangimentos à realização de atividades de campo, não seriam, na maior parte dos casos, muito diferentes das práticas implementadas que são relatadas na literatura. Esta falta de exigência e de ousadia por parte dos professores, no que
concerne ao modo como as atividades de campo deveriam ser utilizadas, sugere a necessidade de a formação inicial e contínua de professores contemplar uma bordagem adequada das saídas de campo e de as escolas se reorganizarem para facilitarem a organização, fundamentada, das mesmas.

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Biografia do Autor

Luís Dourado, Universidade do Minho

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho, pesquisador do Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

Laurinda Leite, Universidade do Minho

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade do Minho, pesquisadora do Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

DOURADO, L.; LEITE, L. Atividades de Campo no ensino da Geologia: opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 10–35, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1829. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos