Formação de professores

aspectos de um processo em construção

Autores

  • Marcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Palavras-chave:

Formação de professores. Perspectiva reflexiva. Novo sujeito.

Resumo

Este texto apresenta considerações de caráter referencial, com vistas a analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores na atualidade. A partir de uma ótica dialético-reflexiva, discute o conceito de formação no campo educacional. Articula pressupostos entre teoria e prática e, ainda, aborda um panorama a respeito da formação na perspectiva reflexiva. Destaca as características da educação, diante do processo de
mudanças que a sociedade atual vem enfrentando, a fim de contribuir para a formação de um novo sujeito que interage, age, modifica o meio em que está inserido e amplia seu universo de leituras e significações.

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Biografia do Autor

Marcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSul.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4949-0023

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

ROSTAS, M. H. S. G. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 169–185, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/183. Acesso em: 28 nov. 2024.