Formação docente e interação no curso de letras

Autores

  • Luciana Soares da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Márcio Rogério de Oliveira Cano Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Formação docente. Experiência. Estágio.

Resumo

Boa parte dos cursos iniciais de formação de professores promove uma ênfase nas teorias educacionais e acaba por distanciar-se da realidade vivenciada nas escolas. Por essa razão, objetivamos discutir a formação pré-serviço dos professores de Língua Portuguesa, partindo da experiência e da corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos no processo formativo docente. Para isso, problematizamos a formação pré-serviço a partir da idealização da escola; recorremos aos estudos sociointeracionistas de Vygotsky (2000) sobre a constituição dos sujeitos nos processos de ensino e de aprendizagem, às reflexões de Larrosa Bondía (2002) sobre o conceito de experiência e de Nicolescu (1999) sobre transdisciplinaridade e, por fim, propomos uma reflexão acerca dos relatos de experiência de alunos e professores envolvidos no estágio do curso de Letras e elaboramos propostas de intervenção. Concluímos que a formação pré-serviço do professor de Língua Portuguesa deve unir universidade e escola em uma parceria eficaz que repense o processo formativo.

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Biografia do Autor

Luciana Soares da Silva, Universidade Federal de Lavras

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Márcio Rogério de Oliveira Cano, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Referências

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

SILVA, L. S. da; CANO, M. R. de O. . Formação docente e interação no curso de letras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 29–46, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/191. Acesso em: 22 dez. 2024.