Docência universitária

a construção da professoralidade

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

docência universitária – professoralidade – processos formativos

Resumo

Diante do reconhecimento do papel do professor para a inovação dos processos educativos nas Instituições de Ensino Superior (IES), a formação do professor desse nível de ensino muito vem sendo discutida. A ênfase tem incidido sobre a ausência de uma preparação específica para a atuação na docência. A reflexão que ora se propõe debruça-se sobre o processo de construção da professoralidade universitária, discutindo-a a partir das temáticas: aprendizagem docente, construção de conhecimento compartilhado e rede de interações e mediações destacando-os como elementos constitutivos da professoralidade universitária.

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Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/CE e Coordenadora do Programa de Pós – Graduação da Universidade Federal de Santa Maria

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 160–173, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1306. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARQUEOLOGIA DO SABER