Perspectivas de um curso de formação de professores de Ciências no contexto prisional

Autores

  • Adriana Oliveira Lima Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Gabriel Adonai do Nascimento Mata Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Ciências. Educação na prisão.

Resumo

O ensino de Ciências enfrenta desafios no contexto prisional dada a singularidade deste ambiente. A formação permanente de professores de Ciências é crucial devido à escassez de oportunidades de atualização profissional. Analisou-se as perspectivas de um curso de formação para professores de Ciências em um Conjunto Penal no interior da Bahia, utilizando-se os princípios de uma proposta de reconfiguração curricular. As videogravações dos encontros foram transcritas e analisadas pela Análise Textual Discursiva da qual obtivemos uma categoria emergente, a saber: Reconfigurando o currículo no Contexto prisional: promovendo transformações sociais a partir da formação permanente de professores. Os resultados destacam uma visão positiva quanto à implementação da proposta de reconfiguração curricular, ressaltando-se o papel do professor como agente de mudança e transformação no ambiente prisional.

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Biografia do Autor

Adriana Oliveira Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda do PPGECM/UESC. Professora da Educação Básica da rede pública SEC/BA. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1351-4314

Gabriel Adonai do Nascimento Mata, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando do PPGECM/UESC. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7283-7602

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Docente Plena na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7670-0201

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, A.; ADONAI DO NASCIMENTO MATA, G.; MASSENA, E. P. Perspectivas de um curso de formação de professores de Ciências no contexto prisional . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024017, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1781. Acesso em: 6 nov. 2024.