Formando professores reflexivos através da investigação no estágio

Autores

  • Flávia Vieira Universidade do Minho

Palavras-chave:

Formação reflexiva de professores. Estágio. Articulação investigação-ensino.

Resumo

No presente capítulo, apresenta-se um estudo incidente num modelo de estágio que prevê a formação reflexiva de professores a partir da articulação entre investigação e ensino. Tomou-se como objeto de análise um conjunto de relatórios de estagiários de línguas, procurando-se compreender em que medida ilustram um desenvolvimento profissional reflexivo orientado para práticas educativas mais democráticas. Os resultados indicam que a articulação investigação-ensino no estágio promove práticas reflexivas centradas nos alunos e conduz os estagiários a compreender e desafiar culturas de ensino de línguas dominantes. Constatam-se algumas limitações relativas ao conhecimento explícito sobre investigação pedagógica, à triangulação da informação na análise das práticas, e à reflexão sobre estratégias de formação/ supervisão e processos de investigação pedagógica. Argumenta-se que o desenvolvimento de uma epistemologia praxiológica na formação inicial de professores pode combater uma tradição positivista baseada numa racionalidade técnica, exigindo mudanças profundas nas culturas de formação.

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Biografia do Autor

Flávia Vieira, Universidade do Minho

Professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Doutorada em Educação pela Universidade do Minho. Membro do Centro de Investigação em Educação (IE/UM). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6932-4009

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Publicado

2018-01-05

Como Citar

VIEIRA, F. Formando professores reflexivos através da investigação no estágio. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 47–67, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/192. Acesso em: 25 abr. 2024.