A formação docente de enfermeiros(as)-professores(as) na Educação Superior
diálogos e práticas
Palavras-chave:
Educação superior privada. Formação docente. Formação continuada do professor.Resumo
Este artigo teve como objetivo conhecer como os/as enfermeiros(as)-professores(as) de uma faculdade particular de Feira de Santana-BA significam a formação docente para o exercício da profissão na educação superior. Nesta pesquisa qualitativa, o instrumento de coleta e produção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com seis professores(as) Bacharéis em Enfermagem, analisada a partir dos princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a necessidade de processos formativos contínuos, não relacionados aos encontros semestrais da semana/mobilização pedagógica. A conclusão é de que há três fatores, contribuindo para formação docente, a saber: experiência prática da Enfermagem, imersão teórica e trocas solidárias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ARRUDA, Â. O ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro – Negociando a diferença. In: ARRUDA, A. (Org.). Representando a alteridade. Rio de Janeiro: Vozes, Petrópolis: Vozes, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 10 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
CUNHA, M. I. da (Org.). Reflexões e práticas em Pedagogia Universitária. Campinas-SP: Papirus, 2007.
CUNHA, M. I. da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009.
FARIAS, I. M. S. de. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
JODELET, D. F. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. F. (Org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002, p.17-44.
MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um rigor outro sobre a questão de qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sammus, 2003.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOARES, S. R. A profissão professor universitário: reflexões acerca de sua formação. In: CUNHA, M. I da; SOARES, S. R.; RIBEIRO, M. L. (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.