A formação docente de enfermeiros(as)-professores(as) na Educação Superior

diálogos e práticas

Autores

Palavras-chave:

Educação superior privada. Formação docente. Formação continuada do professor.

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer como os/as enfermeiros(as)-professores(as) de uma faculdade particular de Feira de Santana-BA significam a formação docente para o exercício da profissão na educação superior. Nesta pesquisa qualitativa, o instrumento de coleta e produção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com seis professores(as) Bacharéis em Enfermagem, analisada a partir dos princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a necessidade de processos formativos contínuos, não relacionados aos encontros semestrais da semana/mobilização pedagógica. A conclusão é de que há três fatores, contribuindo para formação docente, a saber: experiência prática da Enfermagem, imersão teórica e trocas solidárias.

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Biografia do Autor

Marta de Souza França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. 

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

PhD em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

DE SOUZA FRANÇA, M. .; LOPES RIBEIRO, M. . A formação docente de enfermeiros(as)-professores(as) na Educação Superior: diálogos e práticas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/544. Acesso em: 26 dez. 2024.

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