Utopia e pedagogia

faces da esperança na escola democrática

Autores

  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Utopia. Igualdade. Transformação. Esperança. Justiça social.

Resumo

A modernidade promete a igualdade e releva o papel da educação e da escola na formação dos cidadãos, mas a sua concretização por efeito da escolarização generalizada é posta em causa. Este artigo problematiza o poder da escola para criar o homem novo para uma outra sociedade, assinala as potencialidades e limites da sua racionalidade organizativa no Portugal democrático, distingue várias faces da esperança na mediação da educação para a transformação da sociedade e, advogando uma escola mais justa, identifica tensões e desafios da atual política curricular e pedagógica.

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Biografia do Autor

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Educação. Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Universidade

Católica Portuguesa, Rua de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, Portugal.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1875-9640.

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

MACHADO, J. Utopia e pedagogia: faces da esperança na escola democrática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/934. Acesso em: 13 out. 2024.