Utopia e pedagogia

faces da esperança na escola democrática

Autores

  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Utopia. Igualdade. Transformação. Esperança. Justiça social.

Resumo

A modernidade promete a igualdade e releva o papel da educação e da escola na formação dos cidadãos, mas a sua concretização por efeito da escolarização generalizada é posta em causa. Este artigo problematiza o poder da escola para criar o homem novo para uma outra sociedade, assinala as potencialidades e limites da sua racionalidade organizativa no Portugal democrático, distingue várias faces da esperança na mediação da educação para a transformação da sociedade e, advogando uma escola mais justa, identifica tensões e desafios da atual política curricular e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Educação. Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Universidade

Católica Portuguesa, Rua de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, Portugal.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1875-9640.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. Lisboa: Presença,1974.

APPLE, M. W. Can education change society? London: Routledge, 2012.

ARAÚJO, A.F.; FERNANDES, J. P. R. M.; ARAÚJO, J. M. A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso. Revista Brasileira de Educação, v. 26 e260028, 2021, 1-23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260028 Acesso em: 29 de março de 2023.

BARROS, J. Educação Republicana. Paris-Lisboa: Livraria Aillaud & Bertrand, 1916.

BAUMAN, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar. 2017

BLOCH, E. Le Principe Espérance, I. Paris: Éditions Gallimard, 1976.

BLOCH, E. L’Esprit d’Utopie. Paris: Éditions Gallimard, 1977.

BOLÍVAR, A. Justicia social y equidad escolar. Una revisión actual. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 1(1), 2012, 9-45. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3917122 Acesso em: 29 de março de 2023.

CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.

CARNEIRO, W.; CHAVES, I. M. B.; LINHARES, C.; COSTA, V. A (orgs.). Movimentos instituintes em Educação: políticas e práticas. Niterói: Intertexto, 2010.

CUENCA, R. Sobre justicia social y su relación com la educación em tempos de desigualdad. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 1(1), 2012, 79-93. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3918815 Acesso em: 29 de março de 2023.

DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1972.

FERNANDES, A. S. A Centralização Burocrática do Ensino Secundário. Evolução do sistema educativo português durante os períodos liberal e republicano (1836-1926). Braga: Universidade do Minho, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 2ª ed. Porto: Afrontamento, 1975.

FREIRE, P. Educação como Prática de Libertação, 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. Educação e inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, v. 46, n. 3, e116974, 2021, 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/bkyxVHz9FYPCwRQj8KnJCsb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 de março de 2023.

GIROUX, H. A. Introducción: Democracia, educación y política en la pedagogía crítica. In MCLAREN, P.; KINCHLEOE, J. L. (org.) Pedagogía Crítica: De qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: Graó, 2008, p. 17-24.

GONZÁLEZ, T. G. El liderazgo para la lusticia social en organizaciones educativas. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 3(2), 2014, 85-106. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5145169 Acesso em: 29 de março de 2023.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século XXI. Amadora: Elsinore. 2018.

HELVETIUS, M. De l’homme, de ses facultés intellectuelles, et de son éducation, 2 vols. Paris : Librairie Arthème-Fayard, 1989.

JACOTT, L.; MALDONADO, C. La educación para la ciudadanía: nuevos retos y perspectivas desde el enfoque de la justicia social. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 2013, 5-13. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/322/325 Acesso em: 29 de março de 2023.

KANT, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1999.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, J. Á. Em busca de uma Boa Escola: Instituições eficazes e sucesso educativo. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2008.

MACHADO, J. Da igualdade à equidade: tensões e desafios de um processo de mudança. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º 24, 2022, p. 1-35. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.n22 Acesso em: 29 de março de 2023.

MACHADO, J.; FORMOSINHO, J. Igualdade em educação, uniformidade escolar e desafios da diferenciação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º 11, 2012, p. 29-43. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3344 Acesso em: 29 de março de 2023.

MARTINS, G. O. (Coord.). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação, 2017. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 29 de março de 2023.

MESQUITA, E.; MACHADO, J. Educação inclusiva e formação de professores: o que dizem os estudantes. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 6, e021019, 2021, p. 1-27. Disponível em:

https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/598/276 Acesso em: 29 de março de 2023.

MURILLO, F. J. El liderazgo escolar para la justicia social. Un enfoque alternativo de liderazgo para outra educación y outra sociedad. In MACHADO, J.; Alves, J. M. (coord.) Mérito e Justiça: Investigação e intervenção em educação. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2017, p. 31-45.

NÓVOA, A. Le Temps des Professeurs. Analyse Socio-Historique de la Profession Enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe Siècle), 2 vols. Lisboa, INIC, 1987.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milénio: do excesso de discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 25 (1), jun., 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 Acesso em: 29 de março de 2023.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A investigação-ação e a construção de conhecimento profissional docente. In L. Máximo-Esteves, L., Visão Panorâmica da Investigação-Ação. Porto: Porto Editora, 2008, p. 7-74.

PIRES, E. L.; FERNANDES, A. S.; FORMOSINHO, J. A Construção Social da Educação Escolar. Porto: Edições ASA, 1998.

PORTUGAL. Lei n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, Série I, n.º 237, 14 de outubro, p. 3067-3081, 1986. Disponível em:

https://dre.pt/dre/detalhe/lei/46-1986-222418 Acesso em: 29 de março de 2023.

PORTUGAL. Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho. Diário da República, n.º 143, 26 de julho, p. 15484, 2017. Disponível em:

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620 Acesso em:29 de março de 2023.

PORTUGAL Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, Série I, N.º 129, 6 de julho, p.2918-2928, 2018a. Disponível em:

https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf Acesso em: 29 de março de 2023.

PORTUGAL Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, Série I, N.º 129, 6 de julho, p.2928-2943, 2018b. Disponível em:

https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 29 de março de 2023.

ROUSSEAU, J.-J. Proyecto de Constitución para Córcega. Consideraciones sobre el Gobierno de Polonia. Madrid: Editorial Tecnos,1988.

SAVIANI, D. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1987.

STOLL, L.; FINK, D. Changing our Schools: linking school effectiveness and school improvement. Buckingham, Philadelphia: Open University Press, 1995.

WEBER, M. Economia y Sociedad: esbozo de sociología compreensiva, 2ª ed., 2ª reimp. Madrid-México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

MACHADO, J. Utopia e pedagogia: faces da esperança na escola democrática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/934. Acesso em: 27 abr. 2024.