Utopia e pedagogia
faces da esperança na escola democrática
Palavras-chave:
Utopia. Igualdade. Transformação. Esperança. Justiça social.Resumo
A modernidade promete a igualdade e releva o papel da educação e da escola na formação dos cidadãos, mas a sua concretização por efeito da escolarização generalizada é posta em causa. Este artigo problematiza o poder da escola para criar o homem novo para uma outra sociedade, assinala as potencialidades e limites da sua racionalidade organizativa no Portugal democrático, distingue várias faces da esperança na mediação da educação para a transformação da sociedade e, advogando uma escola mais justa, identifica tensões e desafios da atual política curricular e pedagógica.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. Lisboa: Presença,1974.
APPLE, M. W. Can education change society? London: Routledge, 2012.
ARAÚJO, A.F.; FERNANDES, J. P. R. M.; ARAÚJO, J. M. A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso. Revista Brasileira de Educação, v. 26 e260028, 2021, 1-23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260028 Acesso em: 29 de março de 2023.
BARROS, J. Educação Republicana. Paris-Lisboa: Livraria Aillaud & Bertrand, 1916.
BAUMAN, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar. 2017
BLOCH, E. Le Principe Espérance, I. Paris: Éditions Gallimard, 1976.
BLOCH, E. L’Esprit d’Utopie. Paris: Éditions Gallimard, 1977.
BOLÍVAR, A. Justicia social y equidad escolar. Una revisión actual. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 1(1), 2012, 9-45. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3917122 Acesso em: 29 de março de 2023.
CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.
CARNEIRO, W.; CHAVES, I. M. B.; LINHARES, C.; COSTA, V. A (orgs.). Movimentos instituintes em Educação: políticas e práticas. Niterói: Intertexto, 2010.
CUENCA, R. Sobre justicia social y su relación com la educación em tempos de desigualdad. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 1(1), 2012, 79-93. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3918815 Acesso em: 29 de março de 2023.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1972.
FERNANDES, A. S. A Centralização Burocrática do Ensino Secundário. Evolução do sistema educativo português durante os períodos liberal e republicano (1836-1926). Braga: Universidade do Minho, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 2ª ed. Porto: Afrontamento, 1975.
FREIRE, P. Educação como Prática de Libertação, 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. Educação e inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, v. 46, n. 3, e116974, 2021, 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/bkyxVHz9FYPCwRQj8KnJCsb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 de março de 2023.
GIROUX, H. A. Introducción: Democracia, educación y política en la pedagogía crítica. In MCLAREN, P.; KINCHLEOE, J. L. (org.) Pedagogía Crítica: De qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: Graó, 2008, p. 17-24.
GONZÁLEZ, T. G. El liderazgo para la lusticia social en organizaciones educativas. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 3(2), 2014, 85-106. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5145169 Acesso em: 29 de março de 2023.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século XXI. Amadora: Elsinore. 2018.
HELVETIUS, M. De l’homme, de ses facultés intellectuelles, et de son éducation, 2 vols. Paris : Librairie Arthème-Fayard, 1989.
JACOTT, L.; MALDONADO, C. La educación para la ciudadanía: nuevos retos y perspectivas desde el enfoque de la justicia social. Revista Internacional para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 2013, 5-13. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/322/325 Acesso em: 29 de março de 2023.
KANT, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1999.
LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, J. Á. Em busca de uma Boa Escola: Instituições eficazes e sucesso educativo. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2008.
MACHADO, J. Da igualdade à equidade: tensões e desafios de um processo de mudança. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º 24, 2022, p. 1-35. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.n22 Acesso em: 29 de março de 2023.
MACHADO, J.; FORMOSINHO, J. Igualdade em educação, uniformidade escolar e desafios da diferenciação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º 11, 2012, p. 29-43. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.3344 Acesso em: 29 de março de 2023.
MARTINS, G. O. (Coord.). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação, 2017. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 29 de março de 2023.
MESQUITA, E.; MACHADO, J. Educação inclusiva e formação de professores: o que dizem os estudantes. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 6, e021019, 2021, p. 1-27. Disponível em:
https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/598/276 Acesso em: 29 de março de 2023.
MURILLO, F. J. El liderazgo escolar para la justicia social. Un enfoque alternativo de liderazgo para outra educación y outra sociedad. In MACHADO, J.; Alves, J. M. (coord.) Mérito e Justiça: Investigação e intervenção em educação. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2017, p. 31-45.
NÓVOA, A. Le Temps des Professeurs. Analyse Socio-Historique de la Profession Enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe Siècle), 2 vols. Lisboa, INIC, 1987.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milénio: do excesso de discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 25 (1), jun., 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 Acesso em: 29 de março de 2023.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A investigação-ação e a construção de conhecimento profissional docente. In L. Máximo-Esteves, L., Visão Panorâmica da Investigação-Ação. Porto: Porto Editora, 2008, p. 7-74.
PIRES, E. L.; FERNANDES, A. S.; FORMOSINHO, J. A Construção Social da Educação Escolar. Porto: Edições ASA, 1998.
PORTUGAL. Lei n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, Série I, n.º 237, 14 de outubro, p. 3067-3081, 1986. Disponível em:
https://dre.pt/dre/detalhe/lei/46-1986-222418 Acesso em: 29 de março de 2023.
PORTUGAL. Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho. Diário da República, n.º 143, 26 de julho, p. 15484, 2017. Disponível em:
https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620 Acesso em:29 de março de 2023.
PORTUGAL Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, Série I, N.º 129, 6 de julho, p.2918-2928, 2018a. Disponível em:
https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf Acesso em: 29 de março de 2023.
PORTUGAL Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, Série I, N.º 129, 6 de julho, p.2928-2943, 2018b. Disponível em:
https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 29 de março de 2023.
ROUSSEAU, J.-J. Proyecto de Constitución para Córcega. Consideraciones sobre el Gobierno de Polonia. Madrid: Editorial Tecnos,1988.
SAVIANI, D. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1987.
STOLL, L.; FINK, D. Changing our Schools: linking school effectiveness and school improvement. Buckingham, Philadelphia: Open University Press, 1995.
WEBER, M. Economia y Sociedad: esbozo de sociología compreensiva, 2ª ed., 2ª reimp. Madrid-México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.