Diversidade

um saber necessário à formação inicial docente?

Autores

  • Andréa Becker Narvaes Universidade Federal do Pampa
  • Silvania Regina Pellenz Irgang Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente. Políticas de Formação. Imaginário Social. Diversidades. Saberes.

Resumo

A educação para a diversidade tem mobilizado debates no campo da Formação de Professores e das Políticas Educacionais. Como pesquisadoras e formadoras de professores em diferentes instituições de ensino superior, produzimos conhecimento em rede buscando compreender como cursos de formação inicial de professores tratam a diversidade proposta na Resolução CNE/CP  2/2015 (BRASIL, 2015).  Para isso, olhamos para os currículos de algumas licenciaturas e escutamos os sujeitos docentes e discentes, refletindo sobre como a diversidade se apresenta como um saber necessário à formação docente, a partir do campo teórico do imaginário social (Castoriadis, 1982).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Becker Narvaes, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Universidade Federal do Pampa.

ORCID https://orcid.org/0000-0002-0938-2960 

Silvania Regina Pellenz Irgang, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, campus Erechim/RS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7558-685X

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria / UFSM.  

ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-8295-1007.

Referências

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 16 de maio de 2022.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 16 de maio de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15 maio de 2022.

CANDAU, Vera. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p.13-37.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 418p.

____. Uma sociedade à deriva. Entrevistas e debates -1974-1997. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006. 310 p.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da Educação Superior. In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 38-43.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 168 p.

HERMANN, Najda. Ética e Educação, outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 175p.

KESSLER, Cláudia Samuel; SOARES, Josiane Martins; BORGES, Zulmira Newlands. “Curso de Formação Continuada em Gênero e Diversidade”: um espaço de ensino e de aprendizagem conjunta. In: MACHADO, Gabriella Eldereti e OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. (Orgs.) Temas Emergentes à Educação: docências em movimento no contexto atual. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v.1, p. 79-98.

LEVITSKY, Steven & ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. 270 p.

OLIVEIRA, V. F. ; NARVAES, A. B. ; NARVAES, A. B. ; MIORANDO, T. M. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, I. F. ; DORNELLES, J. S. ; SILVA, K. R. P. . O lugar do imaginário social na pesquisa sobre e com professores. In: IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021, BRASÍLIA. IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021. p. 1-11

OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; SILVA, Jéssica Dalcin da e NARVAES, Andrea. Marias, Luisas, Verônicas: o não feminicídio que fere a todas as mulheres. In: TREVISAN, Amarildo Luiz, TOMAZETTI, Elisete Medianeira e ROSSATTO, Noeli Dutra. (Orgs.) Filosofia e Educação: escola, violência e ética. Curitiba: Appris, 2020. p.201-212.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Apresentação. In: SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B.; HORN, G. Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. (Coleção Cultura, Escola e Ensino 1). p.8-25

SOUZA, Antônio José de; SILVA, Ana Maria Anunciação da; ARAÚJO, Sandra Santos de; SOUZA, Heron Ferreira. Escola e docência no contexto da diversidade: notas crítico-reflexivas e propositivas. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), Bahia, v. 1, n. 1, e 202105, p.1-18, set./dez. 2021.

SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira. Para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018. 277p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 325p.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

NARVAES, A. B.; IRGANG, S. R. P.; OLIVEIRA, V. M. F. de. Diversidade: um saber necessário à formação inicial docente?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022007, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/756. Acesso em: 8 maio. 2024.