Diversidade
um saber necessário à formação inicial docente?
Palavras-chave:
Formação Inicial Docente. Políticas de Formação. Imaginário Social. Diversidades. Saberes.Resumo
A educação para a diversidade tem mobilizado debates no campo da Formação de Professores e das Políticas Educacionais. Como pesquisadoras e formadoras de professores em diferentes instituições de ensino superior, produzimos conhecimento em rede buscando compreender como cursos de formação inicial de professores tratam a diversidade proposta na Resolução CNE/CP 2/2015 (BRASIL, 2015). Para isso, olhamos para os currículos de algumas licenciaturas e escutamos os sujeitos docentes e discentes, refletindo sobre como a diversidade se apresenta como um saber necessário à formação docente, a partir do campo teórico do imaginário social (Castoriadis, 1982).
Downloads
Referências
BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 16 de maio de 2022.
BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 16 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15 maio de 2022.
CANDAU, Vera. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p.13-37.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 418p.
____. Uma sociedade à deriva. Entrevistas e debates -1974-1997. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006. 310 p.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da Educação Superior. In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 38-43.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 168 p.
HERMANN, Najda. Ética e Educação, outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 175p.
KESSLER, Cláudia Samuel; SOARES, Josiane Martins; BORGES, Zulmira Newlands. “Curso de Formação Continuada em Gênero e Diversidade”: um espaço de ensino e de aprendizagem conjunta. In: MACHADO, Gabriella Eldereti e OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. (Orgs.) Temas Emergentes à Educação: docências em movimento no contexto atual. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v.1, p. 79-98.
LEVITSKY, Steven & ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. 270 p.
OLIVEIRA, V. F. ; NARVAES, A. B. ; NARVAES, A. B. ; MIORANDO, T. M. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, I. F. ; DORNELLES, J. S. ; SILVA, K. R. P. . O lugar do imaginário social na pesquisa sobre e com professores. In: IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021, BRASÍLIA. IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021. p. 1-11
OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; SILVA, Jéssica Dalcin da e NARVAES, Andrea. Marias, Luisas, Verônicas: o não feminicídio que fere a todas as mulheres. In: TREVISAN, Amarildo Luiz, TOMAZETTI, Elisete Medianeira e ROSSATTO, Noeli Dutra. (Orgs.) Filosofia e Educação: escola, violência e ética. Curitiba: Appris, 2020. p.201-212.
SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Apresentação. In: SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B.; HORN, G. Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. (Coleção Cultura, Escola e Ensino 1). p.8-25
SOUZA, Antônio José de; SILVA, Ana Maria Anunciação da; ARAÚJO, Sandra Santos de; SOUZA, Heron Ferreira. Escola e docência no contexto da diversidade: notas crítico-reflexivas e propositivas. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), Bahia, v. 1, n. 1, e 202105, p.1-18, set./dez. 2021.
SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira. Para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018. 277p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 325p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.