Diversidade

um saber necessário à formação inicial docente?

Autores

  • Andréa Becker Narvaes Universidade Federal do Pampa
  • Silvania Regina Pellenz Irgang Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente. Políticas de Formação. Imaginário Social. Diversidades. Saberes.

Resumo

A educação para a diversidade tem mobilizado debates no campo da Formação de Professores e das Políticas Educacionais. Como pesquisadoras e formadoras de professores em diferentes instituições de ensino superior, produzimos conhecimento em rede buscando compreender como cursos de formação inicial de professores tratam a diversidade proposta na Resolução CNE/CP  2/2015 (BRASIL, 2015).  Para isso, olhamos para os currículos de algumas licenciaturas e escutamos os sujeitos docentes e discentes, refletindo sobre como a diversidade se apresenta como um saber necessário à formação docente, a partir do campo teórico do imaginário social (Castoriadis, 1982).

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Biografia do Autor

Andréa Becker Narvaes, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Universidade Federal do Pampa.

ORCID https://orcid.org/0000-0002-0938-2960 

Silvania Regina Pellenz Irgang, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, campus Erechim/RS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7558-685X

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria / UFSM.  

ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-8295-1007.

Referências

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

NARVAES, A. B.; IRGANG, S. R. P.; OLIVEIRA, V. M. F. de. Diversidade: um saber necessário à formação inicial docente?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022007, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/756. Acesso em: 21 dez. 2024.