Desenvolvimento profissional e colaboração na escola

dois estudos em diálogo

Autores

  • Ana Sofia Pinho Universidade de Lisboa
  • Luciana Mesquita

Palavras-chave:

Formação de professores. Escola. Desenvolvimento profissional. Educação em Línguas.

Resumo

Neste artigo, após discorrermos sobre os posicionamentos conceptuais sobre desenvolvimento
profissional e colaboração docente, damos conta de dois estudos realizados na área da educação em línguas, no
contexto de departamentos de línguas: um, de natureza mais longitudinal, que visou compreender dinâmicas de
trabalho colaborativo existentes no contexto de departamentos curriculares de línguas numa região de Portugal;
outro, um estudo de caso, centrado na análise de uma comunidade de desenvolvimento profissional, que teve como
fito a promoção de práticas colaborativas assentes no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no contexto
do departamento de línguas de uma escola. Concluímos com o cruzamento dos dois estudos e uma reflexão sobre
possibilidades de promoção de um desenvolvimento profissional em educação em línguas baseado na colaboração
docente em contexto escolar.

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Biografia do Autor

Ana Sofia Pinho, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”

Luciana Mesquita

Instituto de Ensino Superior Franciscano

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

PINHO, A. S.; MESQUITA, L. Desenvolvimento profissional e colaboração na escola: dois estudos em diálogo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 122–154, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/687. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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