A gestão democrática e a dimensão pedagógica na ótica do plano de gestão

Autores

  • Jéferson Luís de Azeredo UNESC
  • Michele Crispim Baum
  • Richarles Souza de Carvalho UNESC

Palavras-chave:

Gestão Democrática; Dimensão Pedagógica; Plano de Gestão

Resumo

O presente artigo realiza um estudo sobre a relevância dos aspectos pedagógicos e sua preponderância sobre os aspectos técnicos administrativos a partir da análise do Plano de Gestão Escolar. Propõe também investigar o conceito de gestão escolar democrática e analisar os objetivos e ações projetados na dimensão pedagógica. O estudo demonstra a relevância do Plano de Gestão na consolidação da gestão democrática e como meio de transformação da gestão escolar, pautando-se no princípio democrático que se fundamenta na participação coletiva, priorizando a dimensão pedagógica, cujo objetivo é a formação integral do indivíduo, instrumentalizando-o para ser agente atuante e transformador da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Luís de Azeredo, UNESC

Mestre. Doutorando em Filosofia. Docente na Unesc. 

Michele Crispim Baum

Especialista em Educação e Gestão. Unesc.

Richarles Souza de Carvalho, UNESC

Doutor em Ciência da Linguagem UNISUL. Docente na Unesc.

Referências

LIBÂNIO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2015.

LUCK, H. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: Dp&a, 2000.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MARTINS, J. do P. Administração escolar: uma abordagem crítica do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 1991.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2011.

SANTA CATARINA. Decreto n. 1794/13. Dispõe sobre a gestão escolar da educação básica e profissional da rede estadual de ensino, em todos os níveis e modalidades. Diário Oficial n. 19.683, de 16 de out. 2013.

SANTA CATARINA. Decreto n. 243/15. Altera o Decreto n. 1794/13, que dispõe sobre Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional da rede estadual de ensino em todos os níveis e modalidades. Diário Oficial n. 20.091, de 02 de jul. 2015a.

SANTA CATARINA. Portaria n. 24, de 02 de julho de 2015. Regulamenta o processo de seleção dos Planos de Gestão das Unidades Escolares da Educação Básica e Profissional da rede estadual de educação, em todos os níveis e modalidades de ensino, e o exercício da função de diretor de escola. Diário Oficial n. 20.092, de 03 de jul. 2015b.

VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político- pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.

SILVA, M. de F. M. et al. Currículo estruturado: implementação de programas pedagógicos. Curitiba: Iesde Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

LUÍS DE AZEREDO, J.; CRISPIM BAUM, M.; SOUZA DE CARVALHO, R. A gestão democrática e a dimensão pedagógica na ótica do plano de gestão. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 114–130, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/388. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)