BNCC da educação infantil

necessidades formativas críticas e de transgressão aos estagiários(as) em cursos de pedagogia

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

BNCC. Educação infantil. Estágio. Pedagogia.

Resumo

A BNCC tem sido um tema recorrente e impulsionador de discussões no campo educacional, em especial, na Educação Infantil, sempre numa perspectiva de crítica, de resistência e de sugestão de sua revogação, em nome da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A problemática da pesquisa, de cunho bibliográfico, reside na questão: a BNCC da educação infantil evoca, que necessidades formativas aos estagiários(as) em cursos de Pedagogia? Os resultados apontam que se fazem urgentes ações formativas críticas e de transgressão, exigindo, fundamentalmente, uma mudança de linguagem para os projetos de observação e regência e desafios aos professores orientadores e supervisores.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Escolar. Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí (UFG/REJ). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1693-4804

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

SILVA, C. R. da. BNCC da educação infantil: necessidades formativas críticas e de transgressão aos estagiários(as) em cursos de pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 70–89, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/132. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos