A inserção das tecnologias digitais no currículo do ensino médio/secundário

Brasil e Portugal

Autores

  • Luiz Martins Junior
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Albuquerque Costa Universidade de Lisboa
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Currículo. Ensino-aprendizagem. Ensino médio.

Resumo

O currículo e as tecnologias digitais no campo da educação têm sido, nos últimos anos, pontos de tensões entre professores/as, gestores/as das políticas educacionais e também entre estudantes. A inserção das tecnologias digitais no contexto do Ensino Médio é uma demanda pautada desde o início dos anos 2000, e perpassa tanto os conhecimentos e habilidades necessários para a vida societária do século XXI, como também envolve as formas interativas e comunicacionais que circunscrevem as culturas da juventude. Este texto tem como objetivo analisar o papel da inserção das tecnologias digitais no currículo do Ensino Médio/Secundário em contextos culturais e educacionais distintos, quais sejam, Brasil e Portugal. A discussão ora em tela é resultado de uma pesquisa de Doutorado em Educação realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo estudo de cunho qualitativo, desenvolve análise pós-crítica que toma como unidade de análise documentos oficiais e curriculares que orientam a política educacional nos dois países. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Veiga Neto (2002), Rodriguez (2006), Almeida e Valente (2011), Macedo e Macedo (2012), Costa (2016), dentre outros. A pesquisa nos permite afirmar que as tecnologias potencializam o ensino e se configuram, no micro espaço que é a sala de aula, em práticas pedagógicas que estimulam os estudantes a analisar e conhecer o espaço onde vivem. Podem também contribuir para influenciar nas distintas dimensões socioculturais da vida de cada um e de todos os adolescentes e jovens, no trabalho profissional e no aperfeiçoamento e qualificação da ciência.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina na Linha Pesquisa, Ensino e Formação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6026-8338

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geografia. Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC. Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-2883 

Fernando Albuquerque Costa, Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Professor do curso de Mestrado, especialização em educação e Tecnologias Digitais e Licenciatura em Educação e Formação no Instituto de Educação Universidade de Lisboa. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9604-5542

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade. Professora do Departamento de Pedagogia da .DESC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L.; MARTINS, R. E. M. W.; COSTA, F. A.; DIAS, J. A inserção das tecnologias digitais no currículo do ensino médio/secundário: Brasil e Portugal. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 34–53, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/129. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos