Perspectiva crítico-reflexiva e colaboração na formação do professor
Palavras-chave:
a autora não informouResumo
Neste artigo, objetiva-se apresentar discussões teóricas sobre a formação do professor na perspectiva crítico-reflexiva. Para tanto, a definição de reflexão crítica na formação docente será elaborada por meio da contribuição de vários pesquisadores, dentre eles, Dewey (2002), Moon (2001), Schön (1995, 2002), Liberali, (2004), Freire (1987), Kemmis (1987), Magalhães e Fidalgo (2007) e Smyth (1993). A reflexão crítica proposta aqui se baseia nos estudos de Freire (1987), está voltada às relações dialéticas entre sociedade, sujeito e educação, e prevê a relação teoria-prática no processo de apropriação de conhecimentos, com vistas à emancipação dos sujeitos e à transformação social. Inclui ainda um olhar sobre a práxis, no intuito de colocar os professores como pesquisadores de sua própria ação. Na formação do professor reflexivo, a linguagem assume centralidade na medida em que pode ser empregada para manter ou compartilhar poder, para questionar contextos, compreendê-los e buscar reorganizá-los. A perspectiva crítico-reflexiva na formação de professores é relacionada, ainda, ao processo de criatividade (CELANI, 2004; VYGOTSKY ([1930] 1999), enquanto possibilidade de transformação de situações já existentes, e à ideia de colaboração (MAGALHÃES, 2007a, 2007b, 2009) por meio de um modo de agir pautado pela intencionalidade e na relação com o outro para a expansão do objeto compartilhado.
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