Elaboração de unidades didáticas integradas em grupos colaborativos

reflexões e apontamentos

Autores

  • José Maurício Ortiz Batista Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Paulo Sergio Calefi IFSP - Sertãozinho

Palavras-chave:

Formação continuada, Grupo colaborativo, Ensino médio integrado, Unidade didática integrada

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o desenvolvimento de interações e negociações entre os participantes de grupos colaborativos na elaboração de Unidades Didáticas Integradas e discutem-se suas potencialidades. A metodologia de pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação e de estudo de casos. A análise dos dados fundamentou-se em um processo de compreensão, interpretação e reflexão das negociações e interações desenvolvidas em cada um dos quatro grupos colaborativos participantes da pesquisa. Os resultados possibilitaram inferir que a estratégia colaborativa possui bom nível de adaptabilidade a outras estratégias de planejamento pedagógico, permitindo considerá-la como uma proposta para superar os desafios impostos ao planejamento pedagógico.

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Biografia do Autor

José Maurício Ortiz Batista, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Sertãozinho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3009-7523.

Paulo Sergio Calefi, IFSP - Sertãozinho

Doutor em Ciências. Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Sertãozinho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4455-6030

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

BATISTA, J. M. O.; CALEFI, P. S. Elaboração de unidades didáticas integradas em grupos colaborativos: reflexões e apontamentos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023019, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/866. Acesso em: 29 abr. 2024.